Domingo,Abril 13, 2025
14.1 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Espere pela próxima semana para abastecer o seu veículo. Vem aí uma grande descida

Se está a precisar de abastecer o depósito do carro, saiba que pode valer a pena esperar por segunda-feira. O preço dos combustíveis vai baixar, sendo uma das maiores descidas dos últimos meses. As previsões apontam para que o gasóleo desça 6,5 cêntimos, enquanto a gasolina passa a custar menos 7,5 cêntimos, segundo a ACP – Automóvel Clube de Portugal.

Os preços dos combustíveis vão descer, em média, sete cêntimos na próxima semana. A informação é confirmada à TSF pelo diretor-geral de Energia e Geologia, que sublinha que se trata da maior descida dos últimos cinco anos.

Em declarações à TSF, Paulo Carmona explica que, apesar de não existir um preço padrão estipulado do gasóleo e da gasolina, uma vez que “o mercado é bastante concorrencial e há diferenças de preço de 25 cêntimos”, os postos de abastecimento podem definir valores “na casa dos 1,40/1,45 euros”, no caso do gasóleo, e no que toca à gasolina “mais perto de 1,60 euros”. Assim, a descida será, “em geral, de sete cêntimos, mais ou menos”.

O gasóleo e a gasolina ficarão mais baratos devido à queda do crude nos mercados mundiais, visto que “desceu de 70 para 60 euros por barril em função da ameaça de recessão e da questão das tarifas”.

À exceção do ouro, a guerra comercial “fez com que todos os mercados mundiais, as bolsas e o dólar acabassem por cair e, consequentemente, o preço do barril”, que agora está a 60 dólares, com uma queda de 10%.

O diretor-geral da Energia e Ecologia afirma que esta descida dos combustíveis é analisada em termos gerais, porque o preço da gasolina e do gasóleo destilado “não seguem completamente o preço do crude, há uma correlação de 82%”. Ainda assim, Paulo Carmona acredita que é “expectável que o mercado do preço dos combustíveis caia”, alertando que “ainda falta o fecho de hoje [sexta-feira], que também conta para a média”.

Duvida, no entanto, que “haja um cataclismo que faça com que o preço volte a subir e estrague esta descida esperada para segunda-feira”.

De acordo com a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), citada pela Automóvel Club de Portugal (ACP), o preço médio do litro de gasóleo em Portugal custava esta sexta-feira 1,585 euros, enquanto o da gasolina valia 1,744 euros.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.