Uma conferência de imprensa, que estava prevista para ocorrer após a reunião entre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o enviado dos Estados Unidos à Ucrânia, Keith Kellogg, foi cancelada esta quinta-feira. Segundo as autoridades ucranianas, o cancelamento aconteceu após o encontro já ter ocorrido
A visita de Kellogg a Kiev surge num momento de elevada tensão, marcada pela recente troca de acusações entre o ex-presidente norte-americano Donald Trump e Zelensky. Trump referiu Zelensky como um “ditador” sem eleições, o que gerou fortes atritos entre os dois líderes. Esta situação levanta ainda mais incertezas sobre o futuro do apoio dos Estados Unidos ao esforço de guerra da Ucrânia.
O porta-voz da presidência ucraniana, Serhiy Nikiforov, limitou-se a afirmar que o cancelamento da conferência de imprensa foi uma solicitação da parte dos EUA, sem acrescentar mais detalhes sobre os motivos. Até ao momento, a delegação norte-americana não fez qualquer comentário sobre o ocorrido.
Durante a reunião, os repórteres de imagem foram autorizados a capturar o momento em que Zelensky e Kellogg apertaram as mãos antes de se sentarem numa mesa no gabinete presidencial, em Kiev. A conversa tinha como objetivo discutir os esforços de Trump para pôr fim à guerra, que já dura quase três anos.