Sábado,Janeiro 4, 2025
7.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Ex-combatentes com medicamentos grátis

Ex-combatentes só vão precisar de apresentar cartão para terem medicamentos grátis. São 300 mil os antigos combatentes que terão direito a medicamentos comparticipados, a 90% ou 100%. Medida anunciada pelo Governo custa 20 milhões de euros por ano.

Os antigos combatentes podem a partir desta quarta-feira ter descontos automáticos nos medicamentos, nas farmácias. Para beneficiar do desconto, os antigos combatentes terão apenas de apresentar uma receita médica válida na farmácia. Em caso de eventual não aplicação do benefício, os cidadãos deverão contactar a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional para resolução da situação.

Desta forma, os antigos combatentes não precisarão de se deslocar a qualquer serviço público para aceder aos novos benefícios em medicamentos comparticipados. A medida abrange mais de 300 mil cidadãos portugueses e terá um custo de cerca de 50 milhões de euros por ano, a partir de 2026, ano em que os antigos combatentes passarão a estar isentos de pagamento de medicamentos comparticipados.

Segundo apurou o CM, os antigos combatentes pensionistas terão um desconto de 50% nos medicamentos comparticipados. Por seu lado, os não pensionistas beneficiarão de um desconto de 90% nos psicofármacos.

Adicionalmente, foi garantida a atribuição automática de isenção de taxas moderadoras a 2 500 viúvas de antigos combatentes que ainda não tinham formalizado o respetivo pedido.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor