Terça-feira,Abril 1, 2025
16.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

FPF marca reunião de urgência após “insinuações” de Fernando Gomes

A guerra está instalada na Federação Portuguesa de Futebol. O atual presidente da FPF garantiu que o seu antecessor o apoiava na corrida ao Comité Executivo da UEFA, mas o recém-eleito responsável do COP escreveu uma carta na qual garante que o seu nome foi “mencionado sem consentimento prévio”. Por isso, foi marcada para esta segunda-feira  uma reunião de emergência para esclarecer este “imbróglio”

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) marcou para segunda-feira uma reunião de urgência, face ao que considera serem “gravíssimas insinuações” do anterior presidente e atual líder do comité olímpico (COP), Fernando Gomes, anunciou este domingo o organismo.

“Na sequência das gravíssimas insinuações, agora tornadas públicas, do Presidente do Comité Olímpico de Portugal acerca da FPF, em carta enviada aos representantes máximos da UEFA e aos presidentes das 55 Federações que compõem o organismo que tutela o Futebol Europeu, a Federação Portuguesa de Futebol informa que agendou para as 09:30 horas desta segunda-feira uma reunião de urgência da Direção”, refere o comunicado da FPF.

De acordo com a nota, a reunião servirá para analisar e avaliar as “consequências das insinuações” de Fernando Gomes, “num momento que antecede as eleições para o Comité Executivo da UEFA”, marcadas para 03 de abril e que a FPF considera “importantíssimas para o futebol português, tendo em conta os desafios que se avizinham”, como a organização do Mundial2030 e a candidatura à organização do Europeu feminino de 2029.

Tudo começou porque a 3 de abril, o congresso da UEFA, reunido em Belgrado, elegerá, entre 11 candidatos, os sete que passarão a ter assento no Comité Executivo da entidade máxima do futebol europeu. A disputa por um mandato de quatro anos tem em Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol há pouco mais de um mês, um dos concorrentes.

Ora, pouco antes da reunião magna da UEFA, Proença decidiu anunciar, publicamente, o apoio do seu antecessor na liderança da FPF. “Estamos muito satisfeitos com o apoio do Dr. Fernando Gomes”, disse o ex-árbitro à margem de uma cerimónia na Associação de Futebol do Porto.

Anteriormente, numa carta enviada às 55 federações-membro da UEFA, Proença já sublinhara o apoio do homem que esteve à frente da federação de futebol entre 2011 e 2024: “Depois de ter apoiado a candidatura do Sr. Fernando Gomes ao Comité Olímpico de Portugal, é com o maior prazer que recebo o apoio total do Sr. Fernando Gomes à minha candidatura ao Comité Executivo da UEFA”, escreveu o presidente da FPF.

No entanto, o homem que Proença diz que o apoia nega esse apoio. Em declarações realizadas ao “Maisfutebol”, Fernando Gomes diz que viu “com surpresa” as afirmações do seu sucessor. “Não declarei nem tenciono intervir no processo eleitoral, como é do conhecimento do presidente da FPF. O meu percurso no futebol terminou. A minha vida é o COP”, garante o dirigente, eleito a 19 de março.

Além de presidir à FPF durante 13 anos, Fernando Gomes teve também um destacado percurso no futebol internacional. Foi membro do Comité Executivo da UEFA, vice-presidente da mesma organização e membro do Conselho da FIFA.

A rotura entre os presidentes do COP e da FPF já vinha a ser noticiada nos últimos dias, mas fica, agora, mais clara com a convocação desta reunião de emergência. Numa carta redigida às federações-membro da UEFA, e que é publicada por órgãos como “ABola”, “Record” ou “Maisfutebol”, Fernando Gomes reitera a “surpresa” ao “tomar conhecimento” da carta enviada por Proença, assegurando que o seu nome é “mencionado sem consentimento prévio ou mesmo informação”. “Hoje percebo que não partilhamos uma visão comum para o futebol e o desporto”, realça o portuense.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.