Sábado,Setembro 27, 2025
18.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Gabrielle traz chuva, ventos fortes e mar agitado: autoridades reforçam alertas

Depois de ter atravessado os Açores com impacto de ciclone, deixando dezenas de ocorrências e pelo menos 16 desalojados, a tempestade Gabrielle chega este fim de semana ao continente português. Reclassificada como tempestade pós-tropical — quando as previsões iniciais apontavam para furacão de categoria 1 —, o fenómeno deverá afetar não só Portugal, mas também Espanha, com consequências particularmente sentidas no noroeste da Península Ibérica

Ventos até 150 km/h e mar perigoso

Segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha Portuguesa, estão previstos ventos provenientes do quadrante sul, com uma intensidade média até 85 km/h e rajadas que podem atingir os 150 km/h. A agitação marítima será igualmente significativa, com ondas que podem chegar aos 11 metros de altura máxima.

Neste cenário, as autoridades recomendam à população a adoção de medidas preventivas. “Toda a comunidade marítima e a população em geral devem ter cuidados redobrados, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”, sublinha a AMN. Entre as principais orientações estão o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, bem como a evitação de passeios junto ao mar, arribas ou molhes.

A prática de pesca lúdica em zonas de risco é desaconselhada, já que ondas inesperadas podem facilmente alcançar áreas consideradas seguras.

Proteção civil alerta para risco de incêndio

Apesar do cenário de chuva e vento, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para outro perigo: os incêndios rurais. O vento forte, aliado a terrenos ainda secos em várias regiões, pode agravar o risco de ignição.

A ANEPC lembra que vigora o proibitivo legal de queimadas extensivas e queimas de amontoados em dias de risco Muito Elevado e Máximo, apelando ao cumprimento rigoroso das normas de prevenção.

Avisos laranja no domingo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que durante este domingo os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja estejam sob aviso laranja devido à forte agitação marítima. As ondas, de oeste/sudoeste, deverão variar entre os 5 e 6 metros, podendo alcançar 11 metros nas alturas máximas.

Para hoje, sábado, o alerta mantém-se em nível amarelo, mas já se sentem os efeitos da passagem da tempestade em todo o território.

Prevenção é palavra de ordem

Com pelo menos cinco distritos sob alerta laranja e o agravamento do estado do tempo previsto até domingo, as autoridades reforçam que a melhor forma de enfrentar Gabrielle é através da prudência.

Evitar deslocações desnecessárias junto à orla costeira, assegurar embarcações e respeitar as normas de segurança poderão fazer a diferença para minimizar riscos.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor