Segunda-feira,Março 31, 2025
12.9 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Governo anuncia apoios a explorações agrícolas afetadas pelo mau tempo: Agricultores com perdas acima de 30% podem contar com ajudas até 100%

O Governo português anunciou, esta quinta-feira, medidas de apoio para as explorações agrícolas que sofreram perdas superiores a 30% devido ao mau tempo registado na semana passada, em particular a passagem da depressão Martinho. Durante uma visita a campos de produção de morangos em Torres Vedras, o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, revelou que as candidaturas para este apoio deverão ser abertas “daqui a uma a duas semanas”, após o levantamento dos prejuízos pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

De acordo com o governante, as ajudas vão abranger diferentes escalões, consoante a gravidade dos prejuízos. Agricultores que registaram perdas até 5 mil euros terão direito a um apoio a 100%, enquanto aqueles com perdas entre os 5 mil e 50 mil euros poderão contar com um apoio de 85%. Por sua vez, os agricultores que sofreram prejuízos entre os 50 mil e 400 mil euros receberão um apoio de 50%. Além disso, será atribuído um apoio de rendimento no valor de 42 mil euros por beneficiário.

José Manuel Fernandes sublinhou que, após o levantamento das perdas, o Governo poderá também avançar com uma linha de crédito de apoio ou com auxílios de Estado, para os casos em que os prejuízos não atinjam os 30%. O ministro fez questão de destacar que as explorações mais afetadas foram as de morangos, embora reconhecesse que outros setores também terão sido prejudicados.

“Será um apoio para reposição da capacidade produtiva e para garantir o rendimento dos agricultores”, afirmou José Manuel Fernandes, acrescentando que o objetivo é agilizar o processo e não deixar ninguém de fora. O governante apelou aos agricultores para que declarassem os seus prejuízos na plataforma online das CCDR, onde deverão ser feitas as inscrições.

Na região Oeste, onde o impacto da tempestade foi especialmente forte, o Ministério da Agricultura já recebeu 27 pedidos de ajuda, num total de 2,5 milhões de euros. A passagem da depressão Martinho, que trouxe fortes chuvas, vento e agitação marítima, causou inúmeros danos em todo o continente, nomeadamente quedas de árvores e destruição de estruturas, particularmente durante a madrugada de quinta-feira da semana passada, quando estavam em vigor avisos meteorológicos de nível laranja, o segundo mais grave.

O Governo, agora, promete dar uma resposta célere, com o objetivo de mitigar os impactos do mau tempo nas explorações agrícolas e garantir que os produtores afetados possam retomar a sua atividade o mais rapidamente possível.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.