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Grande Prémio de Macau: 71.ª Edição Marcada pela Estreia da Fórmula Regional e Desafios Meteorológicos

Macau prepara-se para acolher a 71.ª edição do seu prestigiado Grande Prémio, que terá lugar entre 14 e 17 de novembro. Este ano, a prova apresenta a sua aguardada estreia na Fórmula Regional (FR) da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), substituindo a histórica Fórmula 3 (F3), e enfrentará condições meteorológicas adversas com a chegada do Ciclone Tropical Toraji, que ameaça intensificar-se nos próximos dias. De acordo com os Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau, há uma alta probabilidade de ser içado, entre as 18h00 e as 21h00 de hoje, o sinal de tufão n.º 3, o que poderá agravar os ventos e intensificar a precipitação.

Diante deste cenário, a Comissão Organizadora do Grande Prémio de Macau (COGPM), em colaboração com a FIA, definiu que as corridas decorrerão conforme previsto, mesmo com o sinal de tufão n.º 3 ativo. Em caso de agravamento das condições meteorológicas, a organização avaliará a situação em tempo real para ajustar o programa das provas, assegurando sempre a segurança de todos os envolvidos.

Grande Prémio de Macau: 71.ª Edição Marcada pela Estreia da Fórmula Regional e Desafios Meteorológicos
Foto: D.R.

Para garantir a segurança dos pilotos, espectadores e equipas de apoio, a COGPM implementou diversas medidas de reforço estrutural. Estas incluem a fixação e adaptação de infraestruturas que possam ser afetadas pelos ventos fortes, e, após consulta com a FIA, optou-se por não instalar toldos nas bancadas para evitar riscos adicionais. Em substituição, capas de chuva estarão disponíveis para os espectadores; no entanto, num apelo à proteção ambiental, a organização incentiva o público a trazer impermeáveis próprios, evitando o uso de guarda-chuvas que poderão prejudicar a visibilidade nas bancadas.

O evento deste ano representa também uma mudança significativa no panorama das corridas de monolugares, com a chegada da Fórmula Regional no lugar da Fórmula 3, abrindo um novo capítulo na história da competição. A FR traz consigo o modelo Tatuus F3 T-318, equipado com motor Alfa Romeo turbo, e terá na grelha de partida 27 pilotos promissores de várias regiões, incluindo Europa, Médio Oriente, Oceânia, Américas e Japão. Destacam-se jovens talentos das academias de grandes equipas, como a Red Bull, Ferrari, McLaren e Toyota Gazoo Racing. Entre os competidores, encontram-se também nomes ligados ao histórico do Grande Prémio de Macau, como Rintaro Sato, filho do vencedor Takuma Sato, e campeões de F4 de diferentes nacionalidades, como Freddie Slater e Mattia Colnaghi.

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O único piloto local, o campeão chinês de F4 em 2023, também marcará presença na prova principal, mas, pela sua pouca experiência com este novo monolugar, as expectativas foram ajustadas para refletir um desempenho em evolução.

A decisão da FIA de substituir a F3 pela Fórmula Regional gerou, inicialmente, algumas reações críticas entre fãs e especialistas, que consideraram a mudança uma despromoção. No entanto, a organização afirma que esta transição responde a uma nova realidade no circuito mundial de monolugares. O sucesso do evento, que contará com a exibição da FR no domingo, poderá suavizar as reservas iniciais e reforçar a aposta de Macau nesta nova categoria.

O Grande Prémio de Macau promete, mais uma vez, ser palco de emoções intensas, tanto pelo talento dos jovens pilotos como pelos desafios impostos pelo ciclone. As corridas prosseguirão com vigilância contínua das condições meteorológicas, garantindo que a segurança dos participantes e espectadores permaneça a prioridade máxima do evento.

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Fernando Jesus Pires
Fernando Jesus Pireshttps://oregioes.pt/fotojornalista-fernando-pires-jesus/
Jornalista há 35 anos, trabalhou como enviado especial em Macau, República Popular da China, Tailândia, Taiwan, Hong Kong, Coréia do Sul e Paralelo 38, Espanha, Andorra, França, Marrocos, Argélia, Sahara e Mauritânia.

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