O jovem atleta Guilherme Salgueiro, da Escola de Karaté Wado Joaquim Salgueiro (EKWJS), representou Portugal na prestigiada WKF Youth League em Monterrey, no México, levando o nome da escola e do país ao cenário mundial. No combate de estreia, perdeu por um tangencial 1-0, num duelo onde esteve sempre ao ataque, pressionando o adversário que, na maior parte do tempo, se limitou a defender. Num golpe de sorte, o oponente marcou nos segundos finais, sem dar oportunidade de resposta.
Apesar do resultado, a prestação de Guilherme, com apenas 14 anos, demonstrou garra, técnica e um enorme potencial. Para a EKWJS, esta experiência internacional é um momento de crescimento e aprendizagem, fortalecendo a ambição para os próximos desafios.
E o próximo já está marcado: a Youth League de Veneza, em dezembro. A comitiva será reforçada com dois novos talentos que se estreiam no circuito mundial da WKF — José Pinto e Rodrigo Brito — que se juntam a Guilherme Salgueiro nesta missão. A presença destes três jovens num evento de elite é um marco para a escola e prova do trabalho contínuo na formação de campeões.
Com apenas 14 e 15 anos, estes atletas são exemplo de dedicação e espírito desportivo. A Associação de Karaté Wado de Castelo Branco (AKWCB) e a EKWJS mantêm o compromisso de apoiar ao máximo os seus karatecas, fornecendo as ferramentas e condições para que possam sonhar alto, crescer como atletas e como pessoas, e elevar o nome de Castelo Branco e de Portugal.
O percurso de Guilherme em Monterrey é apenas o início de uma trajetória que promete, agora partilhada com os seus colegas, fazer brilhar o karaté albicastrense no mundo.