Uma inspeção preventiva realizada pela Parque Escolar na terça-feira revelou a presença da bactéria Legionella em um chuveiro dos balneários da Escola Secundária de Gondomar, conforme comunicado enviado aos pais pela diretora Lília Silva, conforme apurado pela Agência Lusa
A diretora informou que a análise identificou a presença da “variante SPP da Legionella, não sendo a mais grave, a pneumofila”, acrescentando que, como medida preventiva, o acesso aos chuveiros foi imediatamente vedado. A escola assegurou que, devido às avaliações em curso, os balneários não estavam em uso, e não há relatos de alunos ou funcionários doentes até o momento.
Lília Silva comunicou ainda que a Parque Escolar tomará as medidas necessárias, incluindo a limpeza e desinfeção do equipamento afetado. Após essas ações, serão realizadas novas análises e contra-análises para garantir a erradicação completa da bactéria.
Fontes da escola afirmaram à Lusa que a comunicação à delegação de saúde e todos os procedimentos relacionados à desinfeção e análises posteriores são de responsabilidade da Parque Escolar. A Agência Lusa procurou a Administração Regional de Saúde do Norte, que alegou desconhecer o assunto, direcionando a consulta para a Parque Escolar, cuja resposta ainda não foi obtida até o momento desta publicação.
Este incidente vem à tona num contexto em que a Agência de Saúde Regional detetou e monitoriza casos de Legionella em escolas, como exemplificado por um caso recente em Aljezur. Enquanto as autoridades sanitárias acompanham de perto a situação, a escola reforça seu compromisso com a segurança dos alunos e funcionários, garantindo a adoção imediata de medidas corretivas e preventivas.