Quarta-feira,Agosto 13, 2025
16 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Incêndios de Idanha e Penamacor geram onda de solidariedade

Os incêndios que lavraram há duas semanas nos concelhos de Idanha-a-Nova e Penamacor geram onda de solidariedade para com agricultores afectados

Depois do sucesso em que se traduziu a acção de solidariedade para com os agricultores das freguesias de Medelim, concelho de Idanha-a-Nova, e Bemposta, concelho de Penamacor, que foram vítimas dos incêndios que lavraram nestas localidades há duas semanas, está já em curso uma nova acção de recolha de alimentos para animais.

Incêndios de Idanha e Penamacor geram onda de solidariedade
Foto: D.R.

A iniciativa partiu de um conjunto de agricultores e empresários de Ladoeiro e de Idanha-a-Nova, representados por Jorge Farropas, Luís Tavares e Carlos Lopes, e contou com o apoio logístico da empresa de transportes e prestação de serviços, também sediada em Ladoeiro, LusoRaia, Lda.

Na primeira acção, foram distribuídas cerca de dez toneladas de alimentos, entre feno, silagem e alimento composto granulado.

A recolha de alimentos está concentrada na freguesia de Ladoeriro, nas antigas instalações da chamada Fábrica do Leite, na Estrada Nacional 354.

Em declarações prestadas ao ORegiões, Jorge Farropas explicou como surgiu a iniciativa.

Foto: D.R.

«Sentimos a necessidade de ser solidários com os agricultores afectados pelos incêndios porque sabemos os efeitos que o fogo tem. Alguns agricultores ficaram sem nada: sem pasto, sem fardos, sem equipamentos. Se acontecesse comigo, eu agradeceria toda a ajuda que me pudesse ser dará. Hoje foram eles, amahã poderei ser eu ou outros.»

Depois disso, Jorge Farropas contactou alguns amigos e agricultores mais próximos e a partir daí a acção foi crescendo com a adesão de agricultores e empresários do concelho de Idanha-a-Nova. E daí até ser criada toda uma equipa com toda a logística associada foi um passo muito pequeno.

«Ficámos tão satisfeitos com o sucesso da primeira acção, que decidimos fazer uma outra, e à semelhança do que aconteceu da primeira vez, as coisas estão a correr igualmente muito bem», afirmou Jorge Farropas a O Regiões.

Por seu turno, Carlos Lopes um dos participantes da iniciativa, reforçou as palavras de Jorge Farropas, afirmando que « foram eles, mas amanhã podemos ser nós, e é nestas alturas difíceis que devemos mostrar o significado de ser português».

Ainda não está prevista a data de entrega para esta segunda acção de recolha, que deverá se feita logo que esteja reunida uma carrada completa do camião que fará a entrega.

Para quaisquer doações, podem ser utilizados os seguintes contactos:

Jorge Farropas: 968 020 348

Carlos Lopes: 966810354

Luís Tavares: 966549742

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.