A nova iniciativa do Ministério da Cultura, o Programa Cheque-Livro, registou um grande sucesso logo nos primeiros dias após o seu lançamento. Desde o início da sua implementação, na segunda-feira passada, mais de 11 mil cheques-livro foram emitidos, abrangendo já 10% dos 220 mil jovens elegíveis. Esta informação foi avançada pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), que sublinha que, apenas na primeira semana, um número considerável de jovens já beneficiou desta oportunidade de incentivo à leitura
O programa, que visa promover o acesso à literatura e fomentar o hábito de leitura, está disponível para jovens que nasceram em 2005 e 2006, ou seja, para aqueles que completaram 18 anos nos anos de 2023 e 2024. Os participantes têm até 23 de abril de 2025, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, para resgatar o seu cheque, no valor de 20 euros, destinado à compra de livros em livrarias aderentes.
Este cheque-livro não é válido para a aquisição de manuais escolares, dicionários ou livros de apoio ao estudo, e pode ser usado apenas nas mais de 200 livrarias que se associaram ao programa, listadas na plataforma online www.souleitor.pt.
A APEL reforça a importância da leitura como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da literacia, considerada essencial para a compreensão e integração de informação escrita no quotidiano. A associação recorda ainda que, embora o programa tenha sido uma proposta da APEL, a aplicação do mesmo só agora se concretizou, devido a atrasos na criação da plataforma necessária para o seu funcionamento. O programa teve a sua origem em dezembro de 2023, no governo anterior, e recebeu uma dotação de 4,4 milhões de euros do Fundo de Fomento Cultural.
A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, referiu recentemente que a execução da medida está a decorrer com sucesso, destacando que, até o momento, a taxa de execução já atingiu 5%, apesar dos obstáculos iniciais. O cheque-livro é uma medida de grande importância para o setor editorial e para a promoção da leitura entre os jovens, ajudando a reforçar a presença dos livros no seu dia-a-dia.