O IPCB, através da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN-IPCB) formalizou uma parceria com o Museu Experimenta Paisagem (MEP), com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de novos produtos turísticos e culturais para a região, que contribuam para o crescimento económico e para a preservação da identidade cultural desta região única de Portugal.
Esta parceria é mais um passo na promoção de um turismo sustentável, participativo e enriquecedor para todos os envolvidos, refletindo o compromisso com o desenvolvimento da região e a valorização de seus recursos culturais e naturais.
A apresentação pública decorreu na Casa de Espetáculos e da Cultura da Sertã, sob o tema “Novos Produtos Turísticos Museu Experimenta Paisagem: Convite à Participação LOKAL”, com a presença das docentes Sara Brito Filipe e Sandra Teixeira em representação da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB.
O MEP é um espaço único ao ar livre, onde a arte se integra na paisagem natural e cultural, sem limites físicos, proporcionando experiências sensoriais e educativas aos visitantes. Criado após os devastadores incêndios de 2017, o MEP surgiu como uma resposta ao desejo de promover o desenvolvimento territorial e a recuperação da identidade local. A parceria inicial envolveu os municípios de Oleiros, Sertã e Proença-a-Nova e, desde então, tem sido expandida para outras regiões, como Pedrógão Grande e Idanha-a-Nova.
Além de ser um espaço de valorização da arte e da cultura local, o MEP busca qualificar os lugares e as pessoas, promovendo o desenvolvimento sustentável e a integração comunitária.