O Instituto Português do Desporto e Juventude distinguiu o Politécnico de Castelo Branco (IPCB) com o Selo Estudante-Atleta do Ensino Superior. Na segunda edição da iniciativa, referente ao triénio 2024-2026, o título foi atribuído a sete das doze entidades candidatas, tendo este obtido a classificação mais elevada: 77 pontos.
Trata-se do reconhecimento do esforço de instituições do ensino superior como o IPCB em integrar a prática desportiva em contexto académico, bem como em criar condições para que os seus estudantes-atletas possam alcançar elevados padrões de desempenho tanto nos estudos como nas modalidades em que representem o IPCB.
Atribuído em 2022 a oito entidades, o Selo Estudante-Atleta do Ensino Superior visa premiar e promover as práticas das instituições de ensino superior ou respetivas unidades orgânicas que apostem na conciliação entre a carreira académica e a carreira desportiva dos seus estudantes-atletas.
Para tal, é considerada a existência de condições estruturais suportadas em regulamentação própria, metodologias, iniciativas, infraestruturas, recursos e instrumentos, destinadas ao apoio do estudante-atleta e que criem um ambiente propício à prática e valorização da atividade física e do desporto.
Na avaliação são contabilizados critérios como a existência de um gabinete de desporto ou de um tutor que flexibilize o plano de estudos e as obrigações académicas em função dos compromissos desportivos, assim como a abrangência pelo estatuto de estudantes-atletas de alto rendimento e pertencentes a seleção nacional, a promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, a garantia de condições materiais e espaciais para o desenvolvimento dos treinos, ou a existência de incentivos como bolsas académicas e o pagamento de propinas.