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Já existe grupo para estudar novo sistema tecnológico do elevador da Glória

A Câmara de Lisboa anunciou esta quinta-feira a constituição de uma equipa de missão para estudar um novo sistema tecnológico do futuro elevador da Glória, a trabalhar com a empresa municipal Carris, e que irá reunir na próxima semana. Esta equipa de missão integra representantes do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), da Ordem dos Engenheiros e do Instituto Superior Técnico e a sua constituição resulta de uma das medidas aprovadas na segunda-feira pela Câmara de Lisboa em consequência do acidente com o ascensor da Glória.

A Câmara Municipal de Lisboa já escolheu os membros do grupo de missão que será responsável pelo arranque do “processo de conceção de um novo sistema tecnológico” do elevador da Glória. Os técnicos são provenientes do Instituto Superior Técnico (IST), Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e da Ordem dos Engenheiros.

O elevador da Glória, sob gestão da Carris, descarrilou no dia 3 de setembro, num acidente que provocou 16 mortos e duas dezenas de feridos, entre portugueses e estrangeiros de várias nacionalidades.

De acordo com a Câmara de Lisboa, presidida por Carlos Moedas (PSD), a constituição desta equipa de missão pretende dar início ao processo de “concepção de um novo sistema tecnológico do futuro elevador da Glória”.

“É prioridade da Câmara Municipal de Lisboa e da Carris estudarem novas soluções e restabelecerem a normalidade com a maior brevidade possível, garantindo simultaneamente a preservação do património histórico e cultural que o elevador da Glória representa para Lisboa e para o país”, referiu a autarquia, em comunicado.

A mesma nota adianta que “durante a próxima semana” está prevista a realização de uma reunião entre todos os elementos desta equipa de missão e o presidente da Câmara de Lisboa.

Fazem parte deste grupo de missão representantes do LNEC, nomeadamente o engenheiro civil Luís Oliveira, diretor do Departamento de Estruturas, e o engenheiro mecânico João Viegas, diretor do Centro de Instrumentação Científica e Tecnologias de Informação, informou a autarquia.

Carlos Moedas diz que “para além de todas as respostas que exigimos em relação a esta tragédia, e que quer que sejam apuradas no mais curto espaço de tempo possível”, é preciso também “olhar para a frente e assumir desde já a liderança com novas soluções para o futuro Elevador da Glória”.

A equipa

A primeira reunião entre os técnicos do grupo de missão e o presidente da autarquia lisboeta deverá acontecer na próxima semana. A equipa é constituida por João Godinho Viegas, diretor do Centro de Instrumentação Científica e Tecnologias de Informação do LNEC, doutorado em engenharia mecânica, asnsuas áreas preferenciais são, segundo a nota curricular da instituição, termodinâmica e mecânica de fluidos.

Jorge Ambrósio, professor catedrático especialista em mecânica estrutural e computacional, professor de Biomecânica do Movimento no IST, tem, na sua atividade científica, obra sobre pantógrafos, o elemento mecânico que liga carruagens movidas a energia elétrica à catenária.

Luís Oliveira Santos, diretor do Departamento de Estruturas do LNEC, instituição de que já foi vice-presidente. Doutorado em engenheira civil, é especializado em várias vertentes de pontes e tem trabalhado em peritagens e pareceres sobre causas de acidentes.

Manuel Tender, coordenador do grupo de Segurança no Trabalho da Ordem dos Engenheiros. Licenciado e doutorado em engenharia civil, tem, segundo o perfil publicado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde é docente, “25 anos de experiência em Gestão de Obra e Coordenação de Segurança – EXPO 98, Túnel do Marão, Xispoli Engenharia, UK, Mota-Engil, Metro do Porto”.

Ricardo da Cunha Reis, presidente do Colégio de Engenharia e Qualidade da Ordem dos Engenheiros, tem formação académica em engenharia civil e é presidente da empresa especializada em segurança no trabalho Xispoli.

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