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Jerónimo Martins planeia expandir a sua cadeia Hebe para a Chéquia e Eslováquia

Polaca de saúde e beleza, Hebe, vê crescimento positivo nos dois países e está à procura de novas localizações para abrir mais lojas.

O presidente executivo da Hebe, cadeia polaca de retalho especializada em saúde e beleza do grupo Jerónimo Martins, revelou em entrevista à Lusa que a marca está a estudar novas oportunidades de expansão na Chéquia e na Eslováquia. A cadeia, que já conta com algumas lojas nestes mercados, pretende continuar a sua progressão com a abertura de novos espaços, sempre com uma abordagem focada na escolha de boas localizações.

Atualmente, a Hebe possui duas lojas na Eslováquia – uma em Bratislava e outra em Presov – sendo que ambas abriram recentemente, em novembro e dezembro de 2023, respetivamente. Sacha Djokic, CEO da empresa, referiu que o desempenho neste mercado está a superar as expectativas, destacando que o negócio está a “crescer mês após mês” e que, embora esteja ainda na fase inicial, a evolução tem sido positiva.

“O conceito da marca é bom e acredito que está bem adaptado ao mercado eslovaco. Temos uma experiência bastante positiva na Polónia e estamos confiantes de que o mesmo sucesso se irá repetir aqui”, afirmou Djokic.

A marca tem vindo também a expandir a sua presença online na Eslováquia desde dezembro de 2022, com resultados muito favoráveis neste canal de vendas. No caso da Chéquia, a Hebe já conta com quatro lojas, três em Praga e uma em Ostrava. A primeira loja na capital checa abriu em dezembro de 2023, e o CEO está igualmente otimista em relação a este mercado, com vendas a crescerem de forma constante.

“Estamos muito confiantes com o futuro, porque, no final, é o consumidor quem decidirá se teremos sucesso ou não. E, pela nossa experiência até agora, estou convencido de que continuaremos a crescer”, disse Djokic, acrescentando que, dentro dos próximos 12 meses, a marca planeia abrir mais lojas na Eslováquia e na Chéquia.

A expanção futura da Hebe está, no entanto, dependente de uma análise cuidadosa das localizações e das condições do mercado. Djokic explicou que a empresa tem critérios rigorosos e prefere esperar pelo local ideal para garantir o sucesso das novas aberturas: “Podemos ter o melhor conceito do mundo, a melhor proposta de valor, mas se não tivermos a localização certa, não funcionará”, disse.

Em relação à comparação entre as vendas em loja física e online, o CEO explicou que, embora seja difícil estabelecer uma comparação direta, as vendas online estão a crescer de forma sólida. Contudo, para o mercado português, não está prevista uma expansão das vendas online da Hebe neste momento.

A Hebe, que faz parte do grupo Jerónimo Martins, possui atualmente 381 lojas e cerca de 4.000 funcionários, e viu as suas vendas crescerem 24,3%, atingindo 583 milhões de euros no ano de 2024. A Jerónimo Martins, por sua vez, registou vendas totais de 33.465 milhões de euros, um aumento de 9,3% face ao ano anterior.

Apesar de ser uma cadeia ainda jovem nos mercados eslovaco e checo, o otimismo por parte da direção é visível, e a aposta é clara: consolidar a presença da Hebe na região, expandindo e adaptando-se às necessidades locais com um modelo de negócio já testado e aprovado na Polónia.

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