Segunda-feira,Maio 27, 2024
12.5 C
Castelo Branco

- Publicidade -

José Carlos Venâncio profere Última Aula

O docente José Carlos Venâncio, aposentado do Departamento de Sociologia lecionou na UBI entre 1989 e 2021. A sessão está agendada para dia 28 de fevereiro.

Professor José Carlos
Foto DR

José Carlos Venâncio, Professor Catedrático Aposentado do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI), profere, dia 28 de fevereiro (terça-feira), a sua Última Aula, intitulada “O que colhi de Marx. Considerandos de um itinerário de investigação”. A Aula debruçar-se-á sobre a relevância de Karl Marx, Friedrich Engels e da teoria marxista, em geral, no percurso de investigação do agora docente aposentado.

Para José Carlos Venâncio, “repensar a obra de Marx e Engels sob estas circunstâncias equivale igualmente a ponderar sobre a atualidade da mesma na análise sociológica, nomeadamente na que está relacionada com contextos africanos e com a condição negra num mundo cada vez mais diaspórico e identitariamente fluido”.

A Última Aula de José Carlos Venâncio é promovida pelo Departamento de Sociologia e decorrerá no Anfiteatro 7.21 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, pelas 15h00, com entrada livre.

Doutorado em Ciências Sociais, pela Universidade de Mainz (Alemanha), em 1984, e agregado em Sociologia pela UBI, José Carlos Venâncio foi docente da UBI entre 1989 e 2021, onde lecionou e investigou nas áreas da Sociologia da Cultura, Estudos Africanos e Sociologia da Literatura e da Arte. É investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e assumiu, recentemente, uma das vice-presidências da Academia Internacional da Cultura Portuguesa.

José Carlos Venâncio tem uma vasta publicação de artigos, livros e capítulos em livros nas áreas de investigação referidas.

- Publicidade -

Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor