Domingo,Julho 14, 2024
26.4 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Lançado Concurso para Concessão do Palácio Hotel do Bussaco no Programa Revive

Concessão Prevê Investimento Mínimo de 12 Milhões de Euros e Renda Anual de 51.355 Euros

Foi aberto esta segunda-feira o concurso público internacional para a concessão do Palácio Hotel do Bussaco, situado na Mata Nacional do Bussaco, concelho da Mealhada. Inserido no programa Revive, este projeto visa a recuperação do património do Estado e o seu aproveitamento turístico.

A concessão do hotel será por um período de 50 anos, com uma renda anual mínima de 51.355 euros. O investimento privado necessário está estimado entre 12 a 13 milhões de euros, conforme afirmou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada. O autarca sublinhou a necessidade de obras profundas no edifício, que deverão assegurar a manutenção da classificação de cinco estrelas e possivelmente aumentar o número de quartos disponíveis, atualmente cerca de 60.

O presidente da Câmara destacou ainda que a atual concessão expirou em 2001, sendo substituída por contratos precários. Recordou que, em 2010, enquanto presidia a Fundação Mata do Bussaco, tentou iniciar uma nova concessão, mas a proposta não avançou por decisão política.

Com a inclusão do Palácio Hotel do Bussaco no programa Revive, António Jorge Franco acredita que será possível recuperar e valorizar o património, colocando-o ao serviço da comunidade. O concurso ficará aberto até outubro deste ano e as obras deverão começar entre o final de 2025 e o início de 2026.

Além do Palácio, o processo abrange edifícios adjacentes, como o Chalet de Santa Teresa, que poderão ser aproveitados para aumentar a capacidade hoteleira ou para outros usos. A Câmara da Mealhada também manifestou disponibilidade para colaborar com o Estado em futuros investimentos na Mata Nacional do Bussaco, visando a sua requalificação e valorização.

- Publicidade -

O Palácio Hotel do Bussaco, projetado pelo arquiteto italiano Luigi Manini no final do século XIX, é uma joia da arquitetura e história local, situada na freguesia do Luso, concelho da Mealhada, distrito de Aveiro.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor