Hoje, mais de 10 milhões de eleitores recenseados em Portugal e no estrangeiro estão a exercer o seu direito de voto para eleger os 230 deputados que irão integrar a próxima legislatura da Assembleia da República. As urnas encontram-se abertas das 9h às 19h, proporcionando a oportunidade aos cidadãos de escolherem a constituição do novo Governo
As mesas de voto estarão disponíveis das 8h às 19h em Portugal Continental e na Madeira, com uma diferença de uma hora nos Açores, devido à hora de Lisboa.
De acordo com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, cerca de 10,8 milhões de eleitores estão aptos a votar nestas eleições legislativas antecipadas.
Este ato eleitoral irá eleger 230 deputados, distribuídos por 22 círculos eleitorais, sendo 18 em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e fora da Europa, num processo que terá um custo aproximado de 24 milhões de euros.
Dezenove forças políticas concorrem a estas eleições, com destaque para a Nova Direita como partido estreante. Nas eleições anteriores, a taxa de abstenção foi de 48,54%, registando uma descida em relação ao pleito de 2019.
A atual legislatura foi interrompida devido à demissão do primeiro-ministro, António Costa, e a convocação de eleições legislativas foi feita pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, após a dissolução do parlamento.