O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado oito distritos do país sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente e, por vezes, forte, acompanhada de vento intenso. A situação deverá, no entanto, melhorar gradualmente ao longo do dia, de norte para sul
Os distritos de Viseu, Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra estão sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala do IPMA, devido à chuva intensa. Já Bragança, Porto, Vila Real, Setúbal e Portalegre encontram-se sob aviso amarelo, também por precipitação, embora com menor intensidade prevista.
De acordo com o IPMA, o mau tempo afeta sobretudo a região Centro, onde se espera chuva forte e persistente, diminuindo gradualmente de intensidade ao longo do dia. O vento sopra moderado a forte, com rajadas que podem atingir 60 quilómetros por hora nas zonas costeiras e nas terras altas, rodando para norte e noroeste à medida que a frente fria se afasta do território continental.
No Norte, o céu deverá manter-se muito nublado, mas com abertas no litoral a partir da manhã e no interior durante a tarde. As temperaturas mínimas registam uma ligeira descida em todo o país.
Na região Centro, as abertas deverão surgir a partir do final da tarde, com a chuva a diminuir de intensidade e frequência, primeiro no litoral e depois no interior. Já no Sul, o IPMA prevê céu nublado ou encoberto, com chuva fraca a moderada, mais provável no Algarve ao final do dia.
Em Lisboa, a chuva deverá perder força a partir da tarde, dando lugar a períodos de abertas. O mesmo cenário é esperado para o Grande Porto, onde a melhoria do tempo poderá ser sentida já durante a manhã.








