Segunda-feira,Abril 7, 2025
13.1 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Ministro reafirma apoios à agricultura por causa das tempestades

O ministro da Agricultura tinha anunciado na quinta-feira apoios às explorações agrícolas com prejuízos superiores a 30% devido ao mau tempo da semana passada, cujas candidaturas devem abrir “daqui a uma a duas semanas”. Este sábado, o ministro da Agricultura sentiu a necessidade de reafirmar essa intenção governamental.

Este sábado, durante uma visita a uma exploração agrícola, o ministro da Agricultura confirmou que o Governo vai apoiar explorações agrícolas com prejuízos superiores a 30% devido ao mau tempo da semana passada. Ni entanto, as candidaturas a esses apoios continuam sem uma data de abertura, podendo, segundo explicou José Manuel Fernandes, abrir “daqui a uma ou duas semanas”.

“Daremos um apoio àquelas explorações que tiveram perdas acima de 30% de prejuízo, quer para a reposição da capacidade produtiva, quer para o rendimento”, prometeu, já em modo de campanha eleitoral, o governante, durante uma visita a Torres Vedras, a campos de produção de morangos.

Em números, vão ser apoiados a 100% os agricultores que tiverem prejuízos até cinco mil euros, a 85% entre os 5 mil euros e os 50 mil euros e em 50% os agricultores que tiveram prejuízos entre os 50 mil euros e os 400 mil euros. O apoio ao rendimento é de 42 mil euros por beneficiário.

Depois de serem analisados todos os casos, José Manuel Fernandes disse ainda que o Executivo avança com “alguma linha de crédito de apoio ou alguns auxílios do Estado para aqueles que não chegam aos 30%”.

José Manuel Fernandes apontou a abertura dos avisos para as candidaturas para “daqui a uma a duas semanas”, após efetuado o levantamento dos prejuízos pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais (CCDR). “Vamos abrir um aviso para todo o continente não vai ser só um para esta região”, adiantou.

“Nós seremos rápidos, na medida em que as pessoas também fizerem as suas inscrições na plataforma das CCDR, não queremos deixar ninguém de fora”, garantiu. O governante incitou os agricultores a declararem os seus prejuízos na plataforma online das CCDR.

Na região Oeste, revela, o Ministério da Agricultura recebeu, até à data, 27 pedidos de ajuda no montante de 2,5 milhões de euros.

A passagem da depressão Martinho, com chuva, vento e agitação marítima fortes, provocou milhares de ocorrências no continente português, na maioria quedas de árvores e estruturas, sobretudo na madrugada de quinta-feira da semana passada, quando vigoraram avisos meteorológicos laranja, o segundo nível mais grave.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.