Sábado,Dezembro 21, 2024
3.9 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Mortes por Covid-19 Crescem 26% Globalmente Entre Junho e Julho, Revela OMS

Entre 24 de junho e 21 de julho de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registou um aumento significativo nas mortes por Covid-19, que subiram 26% em comparação com o período anterior. Durante estas semanas, foram reportados 186 mil novos casos de infeção e mais de 2.800 mortes, refletindo uma escalada de 30% e 26%, respetivamente, face aos dados de 27 de maio a 23 de junho.

O aumento no número de hospitalizações também foi notável. Foram registadas mais de 23 mil hospitalizações e cerca de 600 novos internamentos em unidades de cuidados intensivos, o que representa um incremento de 11% e 3% em relação ao período de 28 dias anterior. Este aumento foi particularmente significativo na Europa e na América.

A OMS sublinha que estes números devem ser analisados com cautela. A redução na realização de testes de diagnóstico e na sequenciação genética do vírus, bem como os atrasos na notificação de dados em diversos países, podem influenciar a precisão das estatísticas. Até agora, 95 países relataram casos de infeção e 35 registaram mortes associadas à Covid-19.

Há uma semana, a OMS já havia alertado sobre a persistência do aumento de casos e a possibilidade de surgirem novas variantes mais severas do vírus. O organismo da ONU observa novas ondas de infeção em várias regiões, incluindo Europa, América e Pacífico Ocidental.

A Covid-19, doença respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, foi identificada no final de 2019 na China e espalhou-se globalmente, com várias variantes surgindo desde então. Embora as vacinas disponíveis sejam eficazes na prevenção de formas graves da doença, não impedem a infeção. Desde maio de 2023, a Covid-19 deixou de ser classificada como Emergência de Saúde Pública Internacional.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor