Em Angola, a antiga governadora da província do Cuanza Sul, Mara Quiosa, foi nesta terça-feira, 17, eleita vice-presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), em substituição de Luisão Damião, num ato que se seguiu, após ao encerramento do 8º Congresso Extraordinário dos “camaradas”.
O 8º Congresso Extraordinário do MPLA, partido no poder em Angola, encerrou nesta terça-feira, 17, com ajustes aos estatutos e na composição do Bureau Político, assim como o balanço dos 50 anos da independência.
A política Mara Quiosa foi eleita a nova vice-presidente do MPLA, com 585 votos a favor, o que corresponde a 95,7% do total dos votos válidos, durante a reunião do Comité Central, após encerramento do 8º Congresso Extraordinário do partido.
Formada em Sociologia pela Universidade Agostinho Neto, com mestrado em Gestão e Administração Pública na mesma instituição, Mara Quiosa tem 44 anos e a trajetória marcada por posições de destaque.
Antes de liderar o governo provincial de Cabinda, a partir de setembro de 2022, e posteriormente o do Kwanza Sul em 2024, ocupou cargos como administradora do distrito do Sambizanga e vice-presidente para a área Política, Social e de Assuntos Comunitários da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda.
A substituição de Luísa Damião foi confirmada no contexto do 8º Congresso Ordinário do MPLA, em que o presidente do partido, João Lourenço, destacou a necessidade de renovar o Bureau Político e o Secretariado para enfrentar os desafios futuros.
“O Comité Central irá se ajustar aos grandes desafios que temos pela frente, rejuvenescendo o partido e promovendo maior coesão, união e dinamismo”, afirmou João Lourenço.
A decisão foi explicada pelo porta-voz do MPLA, Esteves Hilário, como parte do processo natural de transição geracional.
“É como a corrida de estafeta. Quem começa deve passar o facho para a outra geração. O processo é natural e ocorre em partidos democráticos ao redor do mundo”, ressaltou.
Segundo apurado, a mudança também reflete a estratégia de rejuvenescimento liderada por João Lourenço, com foco na criação da nova dinâmica no MPLA.
Mara Quiosa, que ingressou nas fileiras do MPLA em 1999, já foi chefe de Secção do Comité Provincial da JMPLA, no Comité Nacional da JMPLA, chefe de Departamento Produtivo e Social do Comité Nacional da JMPLA, diretora do Departamento de Cultura Recreação e Desportos do Comité Nacional da JMPLA e deputada à Assembleia Nacional, entre outras referências no seio do partido e primeira secretária provincial do MPLA no Bengo, Cabinda e Cuanza-Sul.