Quarta-feira,Fevereiro 12, 2025
12.3 C
Castelo Branco

- Publicidade -

NOVA Medical School lança primeiro mestrado em prevenção cardiovascular

Até 16 de março estão abertas as inscrições para o primeiro Mestrado Executivo em Prevenção Cardiovascular da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas. Esta formação tem a duração de 18 meses e decorre em horário pós-laboral e destina-se a médicos e outros profissionais de saúde e bem-estar “interessados em melhorar as competências em estratificação de risco e prevenção cardiovascular”

A NOVA Medical School (Escola Médica da Universidade NOVA de Lisboa, com 47 anos de existência) lançou o primeiro Mestrado Executivo em Prevenção Cardiovascular, uma formação prática e interdisciplinar focada na estratificação de risco e intervenção cardiovascular. As candidaturas decorrem até 16 de março.

Coordenado pelo médico cardiologista e professor na NOVA Medical School, Hélder Dores, este Mestrado Executivo pretende transformar a abordagem da prevenção cardiovascular em Portugal, contribuindo para um futuro mais saudável e inclusivo, ajudando a redefinir a saúde global.

O curso, conforme é referido em comunicado enviado às redações, destina-se a médicos que pretendem melhorar as suas competências, mas também a profissionais de saúde de áreas complementares, como nutricionistas, fisiologistas do exercício, técnicos de cardiopneumologia e enfermeiros, e ainda especialistas de outras áreas com interesse em formação e atividade relacionada com a prevenção cardiovascular.

Prevenir doença

O objetivo é prevenir as doenças cardiovasculares, responsáveis por 19 milhões de mortes anuais no mundo e 35 mil em Portugal, representando 30% do total de óbitos no país. Estima-se que 80% destas doenças poderiam ser evitadas com prevenção adequada. O Mestrado, em formato híbrido (presencial e online), em horário pós-laboral e com a duração de 18 meses, tem início em setembro de 2025.

O programa, que decorrerá até fevereiro de 2027, inclui abordagens estratégicas e dinâmicas inovadoras, como pitch de temas estratégicos, discussão de casos práticos, questões para análise individual e em grupo, análise crítica de artigos científicos, resolução de casos clínicos e apresentação de propostas e soluções para problemas práticos no âmbito estratégico.

Os participantes vão ficar aptos a prescrever planos de intervenção individualizados, sobretudo de nutrição e exercício físico, a explorar o impacto da inteligência artificial e da medicina de precisão na prevenção de doença cardiovascular e a adquirir competências em investigação na área.

Há 45 anos a crescer…

A NOVA Medical School (NMS) é a Escola Médica da Universidade NOVA de Lisboa, com 47 anos de existência, contando atualmente com 1656 alunos no Mestrado Integrado em Medicina, 98 na Licenciatura em Ciências da Nutrição e 575 em formação pós-graduada e um total de 805 docentes e investigadores.

Com uma rede de mais de 25 unidades de saúde, oferece uma experiência educativa única, onde cada estudante é preparado para transformar a realidade dos cuidados de saúde.

Guiada pelos pilares de Ensino, Investigação e Comunidade, a NOVA Medical School continua a crescer para novos campos, sempre próxima das pessoas, com o objetivo de capacitar mentes inovadoras e comprometidas com a criação de um futuro mais saudável e inclusivo.

A missão da Escola vai além das salas de aula – pretende inspirar a mudança, melhorar vidas e redefinir a saúde global.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Rosa Mota está estável