Sábado,Outubro 11, 2025
15.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Nova vaga de vandalismo contra o PSD em Castelo Branco gera indignação e reforça apelo à defesa da democracia

A sede do Partido Social Democrata (PSD) em Castelo Branco foi novamente alvo de vandalismo, num curto espaço de tempo, com dois ataques registados em apenas três dias. A informação foi confirmada através de uma nota de imprensa enviada esta quinta-feira à redação do jornal Oregiões.


Segundo o comunicado, indivíduos não identificados atiraram pedras contra os vidros da sede social-democrata na segunda-feira e repetiram o ato nesta quinta-feira, provocando estragos materiais visíveis. Em ambos os episódios, foram apresentadas queixas formais à Polícia de Segurança Pública (PSP), que já iniciou diligências para investigar os acontecimentos e identificar os responsáveis.

A situação agravou-se ainda mais esta manhã, quando o automóvel de José Augusto Alves, candidato da coligação “SEMPRE por todos”, também foi vandalizado. No capot da viatura foi escrita a palavra “PSD”, com uma cruz traçada sobre a letra “D”. As autoridades receberam igualmente uma denúncia relacionada com este ato.

No incidente de segunda-feira, membros da estrutura partidária relataram ter encontrado duas pessoas nas imediações da sede, uma das quais afirmou ter visto dois indivíduos a lançar pedras contra a montra. O ataque de hoje, registado por volta das 17 horas, veio confirmar a reincidência dos atos e a sua natureza deliberada, afastando qualquer ideia de que se trate de episódios isolados.

Perante estes factos, a concelhia do PSD de Castelo Branco reagiu com firmeza, condenando “veementemente este tipo de comportamentos antidemocráticos e cobardes”, que visam “intimidar e perturbar o normal exercício da vida política”.

No comunicado, o partido sublinha que “é inaceitável que, em pleno século XXI, e numa campanha eleitoral que deve ser marcada pelo debate de ideias, se recorra a gestos de violência e intimidação”. Para os sociais-democratas, “a democracia constrói-se com respeito, liberdade e convivência civilizada — nunca com pedras ou ameaças”.

Apesar dos atos de vandalismo, a candidatura da coligação “SEMPRE por todos” reforça a sua determinação em prosseguir a campanha, mantendo-se “nas ruas, junto das pessoas, a ouvir e a construir soluções para o concelho”. Os responsáveis afirmam que “nenhuma forma de vandalismo nos vai calar, nem desviar do nosso caminho”.

O PSD de Castelo Branco expressa ainda total confiança nas forças de segurança para o apuramento dos factos e a identificação dos autores, esperando que a justiça atue com celeridade e rigor perante estes atentados à convivência democrática.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor