O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social anunciou ontem a nomeação de Nuno Venes como presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS), com efeitos a partir de 18 de dezembro. Acompanhado por Pedro Nogueira Serrasqueiro, que assume o cargo de vice-presidente, Nuno Venes substitui os antigos titulares cujos mandatos cessaram, garantindo a continuidade e o funcionamento do organismo até à conclusão do processo concursal em curso.
Nuno Venes, que entre 2012 e 2019 já havia desempenhado funções como vice-presidente do IGFSS, traz consigo uma vasta experiência no sector da Segurança Social, tendo tutelado áreas como o Orçamento e a Conta da Segurança Social, bem como a Administração e Infraestruturas. Durante o período em que foi vice-presidente, Venes teve ainda um papel fundamental na coordenação de missões de cooperação entre o Governo de Portugal e o Ministério da Solidariedade Social de Timor-Leste, entre 2015 e 2017, colaborando na criação do Sistema de Segurança Social daquele país.
Desde abril de 2024, Nuno Venes exerceu funções como chefe do gabinete do Secretário de Estado da Segurança Social. Com formação académica em Economia, tendo obtido o doutoramento na área e lecionado no ISEG/UTL e na Universidade Lusíada, Venes possui uma sólida carreira tanto no mundo académico como no sector público.
Pedro Nogueira Serrasqueiro, o novo vice-presidente do IGFSS, também tem uma forte formação académica e experiência profissional. Desde 2017, leciona na área de Estatística e Análise de Dados no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Detentor de um doutoramento em Gestão, com especialização em Métodos Quantitativos, Serrasqueiro tem ainda um mestrado em Finanças e licenciatura em Gestão pela Universidade Nova de Lisboa.
A nomeação de Nuno Venes e Pedro Nogueira Serrasqueiro visa assegurar o bom funcionamento do IGFSS, em substituição dos anteriores dirigentes, e marca o início de um novo ciclo na gestão financeira da Segurança Social em Portugal.