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Obras no aeroporto Francisco Sá Carneiro excluem nova pista

O Governo quer reforçar a capacidade do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, ao nível do transporte de passageiros e de mercadorias, além da operação da TAP. Nesse sentido, a ANA – Aeroportos está a preparar um plano de investimentos para concretizar, nos próximos anos, naquela infraestrutura. Está excluído, porém, o alargamento do aeroporto para duas pistas, conforme tem vindo a ser reclamado pelo setor do turismo. O plano será apresentado até ao final do corrente semestre.

A ANA – Aeroportos está a preparar um plano de investimentos para reforçar a capacidade do Aeroporto Francisco Sá Carneiro que exclui o alargamento da infraestrutura a duas pistas, avança, esta sexta-feira, o Jornal de Notícias.

O plano, a concretizar nos próximos anos, que vai ser apresentado até ao final de junho, contraria os apelos do setor do turismo e da hotelaria, que consideram urgente projetar a ampliação face ao crescimento sustentado do tráfego aéreo.

“O Governo está ciente da importância de continuar o desenvolvimento do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, de forma a garantir a expansão das suas operações, tanto no transporte de passageiros quanto de carga, incluindo as operações da TAP”, afirmou fonte do Ministério das Infraestruturas ao jornal.

Desde o início do ano que o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, se tem desdobrado em apelos para que o Governo comece a estudar a ampliação do Aeroporto Francisco Sá Carneiro para duas pistas, considerando que o facto de se ter atingido os 16 milhões de passageiros comprova que aquela infraestrutura, que está a crescer 10% ao ano, está a atingir o limite da capacidade.

“Não será o momento para tocar alarmes, mas ele aproxima-se. É a altura ideal para começarmos a pensar em projetar as ampliações do Aeroporto Francisco Sá Carneiro”, tem sustentado Luís Pedro Martins, notando que há espaço disponível para aquele equipamento conseguir receber 40 milhões de passageiros, sem que haja necessidade de se construir um novo como em Lisboa.

Os alertas de Luís Pedro Martins são partilhados pelo presidente da Associação Nacional Representativa da Hotelaria, do Alojamento Local, do Turismo no Espaço Rural e da Restauração e Bebidas ( APHORT), Rodrigo Barros, que reclama a construção de uma segunda pista.

“O projeto de expansão do aeroporto foi anunciado há dois anos e até agora não há nada. Temos de pensar nisto com muita seriedade para que não aconteça o mesmo que em Lisboa. A capacidade ainda não está ultrapassada mas já está muito perto do limite”, considera Rodrigo Barros, defendendo que será importante para o desenvolvimento de toda a região. Não é isso que pensam, contudo, autarquias e empresários.

Resposta à procura

O Governo também não tenciona prosseguir um caminho rumo à construção de uma segunda pista. A ideia é dar continuidade aos investimentos que estão em curso no aeroporto desde o ano passado e que representam um total de 50 milhões de euros.

Sobre o tema, o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, afirma que o Governo está “ciente” do quão importante é continuar a desenvolver o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

No sentido de rentabilizar ao máximo o aeroporto, a ANA tem vindo a trabalhar numa alteração ao Masterplan da infraestrutura. Em declarações ao JN, a ANA refere: “a nossa previsão é que este plano seja apresentado durante o primeiro semestre deste ano ao concedente.

A concessionária acredita que, embora o Aeroporto Francisco Sá Carneiro tenha atingido números recorde de passageiros, ainda não há necessidade de alargamento. Isto porque, no espaço, “existe capacidade para acomodar” a procura que se antevê nos próximos anos.

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