Paulo César Luís (PSD) é o novo presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, tornando-se o primeiro eleito desse distrito no cargo. A eleição ocorreu nas autárquicas de hoje no concelho de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco
Vitória histórica no distrito
Nas eleições autárquicas de 2025, Paulo César Luís venceu a disputa para presidente da Câmara de Vila de Rei, representando o Partido Social Democrata (PSD). Trata-se da primeira vez que um presidente de câmara do distrito de Castelo Branco assume o cargo por via direta nestas eleições.
A fonte oficial do Município de Vila de Rei confirma que Paulo César Luís — cujo nome de registo inclui “Martins” informalmente — é agora o presidente, eleito pelo PPD/PSD.
No executivo municipal, Rosa Maria Farinha Martins assume a vice-presidência pelo PSD.
Trajecto e perfil do candidato
Paulo César Martins nasceu a 27 de Julho de 1981 sendo divorciado, com dois filhos.) Licenciou-se em Gestão e Administração Pública pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa.
No percurso autárquico, foi vereador na Câmara Municipal de Vila de Rei e, entre 2013 e meados de 2025, desempenhou funções como vice-presidente. Em Junho de 2025 assumiu interinamente a presidência municipal, após a renúncia de Ricardo Aires, que foi eleito deputado nas legislativas pelo distrito.
Paulo César colaborou em órgãos partidários no PSD e na JSD, tendo sido presidente da JSD de Vila de Rei e membro de estruturas distritais e nacionais do partido.
Promessas e discurso de campanha
Durante a campanha, Paulo César prometeu governar com proximidade, transparência e foco no desenvolvimento sustentável do concelho. Ele afirmou que pretende “melhorar a vida dos vilarregenses” com uma equipa comprometida e com visão para o futuro.
Ele destacou que as pessoas depositaram nele “confiança e ambição”, e comprometeu-se a ouvir as necessidades locais e a transformar desafios em soluções.
O ex-presidente Ricardo Aires saudou a candidatura de Paulo César como continuidade de um projeto de desenvolvimento local e referiu que o novo líder “conhece Vila de Rei como poucos”.
Contexto político local
Vila de Rei é um concelho com tradição de governação pelo PSD. O mandato anterior ficou incompleto: Ricardo Aires, eleito em 2021, suspendeu funções para assumir cadeira parlamentar nas legislativas de 2025, tendo Paulo César Luís exercido o cargo interinamente.
Nas eleições legislativas de 2025, Ricardo Aires foi eleito deputado pela coligação AD (PSD/CDS) pelo distrito de Castelo Branco.
Com esta vitória nas autárquicas, Paulo César consolida-se no poder local, agora com legitimidade direta perante o eleitorado.
Desafios à frente
Para os próximos quatro anos, o novo presidente terá de confrontar desafios estruturais típicos dos municípios rurais: despovoamento, envelhecimento populacional, captação de investimento local, manutenção de serviços públicos e sustentabilidade ambiental.
A execução de programas co-financiados, a melhoria de infraestruturas viárias e de comunicações, o apoio ao comércio local e ao turismo rural estarão certamente no topo da agenda autárquica.
Resta conhecer os resultados eleitorais completos (votos, percentagens, abstenção) e a composição da Assembleia Municipal e das Assembleias de Freguesia, para aferir a estabilidade política que Paulo César Martins terá para governar em Vila de Rei.







