Está patente, até ao dia 31 de janeiro de 2025, no Museu Municipal de Penamacor, a exposição “Coleções de pintura de Joaquim Matos De Jesus e da Casa das Margaridas”.
Esta exposição congrega um total de 41 obras de arte de dois pintores distintos, unindo as terras de Soyo – Angola às paisagens de Penamacor na Beira-Baixa. Nela, encontramos pinturas de Joaquim Mara e Joaquim de Jesus, respetivamente .
Pertencente às coleções da Casa das Margaridas, um alojamento local situado na freguesia do Vale da Senhora da Póvoa, decorado com base num design inspirado na Art Deco, contam-se 16 obras de arte, réplicas de Amadeu de Sousa Cardoso, onde, entre elas, são apresentadas as famosas pinturas dos “Galgos”, a procissão do “Corpus Christi”, “D. Quixote” e a “Menina dos Cravos”.
Por outro lado, do autor Joaquim de Jesus podem observar-se 25 pinturas, entre as quais réplicas de Pablo Picasso, como o “Retrato de Dona Maar”, ou a célebre pintura de “A Cadeira de Van Gogh”, de Vincent Van Gogh, ou ainda originais de paisagens e edifícios de matriz regional, apontando para o exemplar da Igreja da Misericórdia de Penamacor, um dos ex-libris das construções manuelinas em Penamacor, e ainda a Igreja Matriz de Aldeia de João Pires.
A mostra pode ser visitada entre terça-feira e domingo, das 09:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h.