Quarta-feira,Outubro 1, 2025
23.5 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Pessoa “regressa” em Castelo Branco pela voz de Carlos Otero

Noventa anos depois, o poeta Fernando Pessoa “regressa” simbolicamente a Castelo Branco, numa conferência encenada por Carlos Otero, que dá corpo e voz ao autor de Mensagem. O encontro, intitulado “Pessoa na primeira pessoa”, decorre no dia 9 de outubro, às 21h, no auditório da Escola Amato Lusitano, na Avenida Pedro Álvares Cabral.

Imagem: Carlos Otero. Foto: divulgação
Foto: D.R.

O evento propõe uma aproximação íntima à figura do poeta, num registo em que o ator português radicado em Paris assume a identidade de Pessoa. Em tom confessional, a performance explora as múltiplas contradições do escritor, evocando o “universo onde o poeta é, ao mesmo tempo, Pessoa e Ninguém”.

Carlos Otero nasceu em Lisboa, mas construiu grande parte da sua carreira em França, ao longo de mais de seis décadas. Como ator, cantor lírico e encenador, soma mais de 3.200 representações públicas em palcos internacionais, do Théâtre des Champs-Elysées ao Teatro Nacional Popular. Trabalhou com nomes como Edwige Feuillère, Georges Wilson e Jerome Robbins, coreógrafo da Broadway. Otero assinou ainda encenações de óperas de Mozart, incluindo A Flauta Mágica e Thamos, elogiadas pela crítica pelo seu caráter sobrenatural.

Este responsável tem-se dedicado à divulgação cultural através de projetos como “Ópera na Escola”, que levou milhares de alunos a assistir a espetáculos líricos. Autor de livros, peças e libretos, é licenciado em Musicologia pela Sorbonne e mantém uma intensa atividade de investigação e criação artística, sempre com a música e a poesia como veículos daquilo a que chama a “boa mensagem”.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor