A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, esta terça-feira, a captura do terceiro fugitivo envolvido na conhecida fuga de Vale de Judeus. O detido, Shergili Farjiani, de 40 anos, foi apanhado em Pádua, Itália, após meses de fuga. O cidadão georgiano encontrava-se em paragem desde setembro, sendo agora um dos três procurados que a PJ conseguiu localizar. Com esta detenção, permanecem em fuga dois dos cinco fugitivos: um argentino e um britânico
Em comunicado oficial, a Polícia Judiciária sublinhou que a detenção de Shergili Farjiani é o resultado de “um persistente, complexo e ininterrupto trabalho de investigação e de recolha de informação”, com o apoio das autoridades italianas, que colaboraram estreitamente na operação.
A operação, designada de “Retorno III”, visou a captura de indivíduos envolvidos em diversos crimes, como furto, roubo e falsificação de documentos. Farjiani foi condenado a sete anos de prisão pelos crimes de furto e violência, após subtrair e falsificar documentos.
Continuam a ser procurados Rodolfo José Lohrmann e Mark Cameron Roscaleer, que continuam foragidos e com mandados de captura em aberto.
Lohrmann, de 59 anos e natural da Argentina, é considerado “um dos mais procurados da Argentina” e tem um historial de fugas, incluindo uma na Bulgária, de onde escapou depois de cumprir parte de uma condenação de 18 anos e 10 meses, pelos crimes de associação criminosa, furto, roubo, falsas declarações e branqueamento de capitais.
Já o britânico Mark Cameron Roscaleer, de 39 anos, foi condenado a nove anos de prisão pelos crimes de sequestro e roubo, e permanece a ser procurado pelas autoridades internacionais.
A PJ continua a trabalhar, em colaboração com as forças de segurança de vários países, para capturar os dois fugitivos restantes, de forma a concluir a operação com sucesso.