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PME do Interior de Portugal conquistam espaço internacional com produtos de alta qualidade do setor agroalimentar

“A internacionalização das empresas do Interior de Portugal representa um desafio estratégico e uma oportunidade de crescimento num mercado global cada vez mais competitivo”. É com esta convicção que especialistas sugerem que a principal aposta deve recair sobre o setor agroalimentar, uma vez que, “Portugal tem demonstrado um elevado potencial, com produtos diferenciadores e de qualidade reconhecida, como o azeite, o vinho, os queijos e os frutos secos”, entre muitos outros produtos

Segundo apurámos, a consolidação dessas exportações requere “investimento na capacitação das PME, acesso a novos mercados e estratégias inovadoras de comercialização”. Um trabalho realizado de forma “contínua e com proximidade” pela Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro (InovCluster), sediada em Castelo Branco, onde diversas empresas têm conquistado mercados internacionais e resultados importantes.

“A InovCluster tem uma abordagem proativa na promoção das empresas portuguesas do setor em mercados internacionais. A nossa estratégia inclui a participação em feiras e eventos internacionais de referência, onde apresentamos os produtos agroalimentares a potenciais compradores e parceiros comerciais de diversos países. Além disso, organizamos missões empresariais e encontros B2B, que facilitam a criação de redes de contactos e abrem portas para novos mercados”, explicou Christelle Domingos, diretora executiva da InovCluster, que sublinhou ainda que, “através de projetos de cooperação internacional, também promovemos a transferência de conhecimento, ajudando as empresas a adaptarem-se às exigências e preferências de consumidores”.

Christelle Domingos afirma ainda que a atuação da InovCluster “visa destacar a qualidade, autenticidade e diversidade dos produtos regionais, reforçando a presença de Portugal nos mercados internacionais e contribuindo para o crescimento sustentável das exportações”.

Através de iniciativas como missões empresariais, participação em feiras internacionais e apoio na adaptação das empresas às exigências dos mercados externos, a associação tem promovido a presença dos produtos nacionais além-fronteiras, com foco na inovação e na cooperação empresarial. No âmbito deste trabalho, é “facilitado o acesso a redes de distribuição internacionais e são incentivadas práticas sustentáveis, reforçando a posição de Portugal como um fornecedor de excelência no setor agroalimentar mundial”.

Produtos de excelência

A região Centro de Portugal é rica em produtos de alta qualidade que têm grande potencial de internacionalização. Entre os produtos que merecem destaque estão os vinhos, os azeites, os queijos, os enchidos e as frutas. Além disso, os produtos biológicos e gourmet, que têm uma ligação forte com a tradição e a autenticidade da região, são altamente valorizados nos mercados internacionais. O mel e os produtos apícolas, as leguminosas e os frutos secos também têm ganhado crescente reconhecimento fora de Portugal.

“O potencial de internacionalização destes produtos é elevado, especialmente em mercados onde os consumidores valorizam a qualidade, a sustentabilidade e a origem controlada dos alimentos, como a Europa, América do Norte e Ásia”, revelou a diretora executiva da InovCluster.

Ultrapassar a concorrência internacional

Tendo em vista os impactos da globalização e da concorrência internacional, a InovCluster promete uma “atuação consolidada de posicionamento das empresas e da marca Portugal nos mercados externos”.

“A InovCluster tem desempenhado um papel fundamental na promoção da marca “Portugal” como um selo de qualidade nos mercados internacionais. A nossa atuação tem como objetivo destacar as características distintivas dos produtos agroalimentares portugueses, valorizando a autenticidade, a sustentabilidade e a elevada qualidade que são reconhecidas mundialmente. Portugal é um país com condições naturais privilegiadas, como um clima diversificado, solos férteis e tradições agrícolas enraizadas, que resultam em produtos únicos e de grande valor cultural e gastronómico”, defendeu Christelle Domingos, que recordou que, “para ajudar as empresas a enfrentar os desafios da globalização, como a concorrência de produtos de menor custo e o acesso a novos mercados, oferecemos todo um suporte abrangente que inclui diversas ações de internacionalização, como a organização de feiras internacionais, missões comerciais, missões inversas e reuniões B2B”, apostando ainda na “capacitação para a digitalização das empresas, permitindo-lhes fortalecer a sua presença online e atingir consumidores em diferentes partes do mundo”.

Apoio regional

Em termos regionais, as ações também são abrangentes por parte da InovCluster, que “oferece apoio personalizado às micro, pequenas e médias empresas”, além de procurar “envolver os associados em projetos de inovação em que a InovCluster está presente e em várias ações de promoção, tanto a nível nacional como internacional”. Existe ainda todo um movimento de apoio às PME na “obtenção de financiamento, orientando às empresas no domínio das candidaturas a fundos comunitários e programas de incentivo”.

“No fundo, todas as nossas ações são focadas em dar resposta às necessidades específicas dos nossos associados, ajudando-os a crescer de forma sustentável e a ganhar competitividade no mercado. (…) A aposta na internacionalização permite não só o aumento da competitividade das empresas do Interior, mas também a dinamização económica das regiões menos populosas, contribuindo para a fixação de talento e para o desenvolvimento sustentável”, finalizou Christelle Domingos.

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