Terça-feira,Janeiro 7, 2025
7.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

PORTO: Primeiros Autocarros do Metrobus do Porto Chegam Entre Janeiro e Fevereiro

Os primeiros dois dos 12 autocarros a hidrogénio que irão integrar o metrobus do Porto deverão chegar entre o final de janeiro e o início de fevereiro de 2025. A informação foi revelada pela Metro do Porto à agência Lusa, que detalhou que, uma vez entregues, os veículos irão passar por um período de testes e de formação para os motoristas, com duração prevista até abril.

Durante este período, serão também realizados os trâmites necessários para a certificação e homologação dos autocarros junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). Este processo foi descrito pela Metro do Porto como parte essencial para garantir que os novos veículos cumpram todos os requisitos técnicos e de segurança.

A empresa esclareceu que a chegada antecipada dos autocarros permitiu abandonar a ideia de iniciar a operação com veículos provisórios. Inicialmente, tinha-se sugerido a utilização de veículos alugados para servir o metrobus até à entrega dos autocarros definitivos. Contudo, essa solução exigiria adaptações que ultrapassariam o tempo necessário para a chegada dos autocarros a hidrogénio, tornando-a inviável.

A operação do metrobus do Porto surge como uma alternativa sustentável, ligando pontos importantes da cidade. O percurso começará na Casa da Música, passando pela Praça do Império até à Anémona, numa ligação que será realizada em 12 e 17 minutos, respetivamente, consoante a fase da obra.

O investimento na aquisição dos veículos definitivos do metrobus ascende a 29,5 milhões de euros, enquanto a empreitada total, que inclui a infraestrutura do sistema, custa cerca de 76 milhões de euros. A Metro do Porto, responsável pela execução da obra, irá garantir a instalação de máquinas de venda de bilhetes, validadores e mupis nas estações. A maior parte das infraestruturas e da operação, contudo, ficará a cargo do Município do Porto.

Este avanço na mobilidade urbana visa não só melhorar o transporte público, mas também apostar em soluções mais ecológicas e eficientes, como o uso de hidrogénio para a alimentação dos autocarros.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor