Sexta-feira,Julho 11, 2025
20.1 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Posto de Turismo de Piódão Brilha como Finalista no Prestigioso Prémio Mies van der Rohe, Rumo à Conquista de uma Nova Distinção Internacional

O projeto inovador de João Branco e Paula del Río para a Praça e o Posto de Turismo de Piódão, situado no concelho de Arganil (Coimbra), foi anunciado como um dos sete finalistas no conceituado Prémio de Arquitetura Mies van der Rohe. O presidente da Câmara de Arganil, Luís Paulo Costa, expressou entusiasmo, declarando que esta conquista já é uma vitória significativa, ressaltando que o próximo objetivo é elevar a aldeia a monumento nacional

Luís Paulo Costa sublinhou a importância do reconhecimento, considerando o Prémio Mies van der Rohe como o mais prestigiado na arquitetura europeia. Competindo com mais de duzentos projetos, o Posto de Turismo de Piódão destaca-se como o único finalista nacional, uma façanha notável. A requalificação da Praça e a renovação do edifício do Posto de Turismo, inauguradas em novembro de 2022 com um investimento total de 930 mil euros, receberam um subsídio de 400 mil euros do Turismo de Portugal.

A transformação do Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira e do Posto de Turismo de Piódão, a única Aldeia Histórica de Portugal no distrito, foi elogiada pelo autarca. Ressaltou que a revitalização do espaço, agora exclusivamente pedonal, representa uma revolução significativa nas práticas locais. A utilização de materiais tradicionais, como a pedra de xisto, e as técnicas tradicionais também foram elementos destacados pelo presidente da Câmara como possíveis contribuições para a escolha do júri.

A peça arquitetónica, que atraiu 12.806 visitantes no ano passado, sendo 3.025 estrangeiros, além de 6.319 visitas ao núcleo museológico, é agora foco de atenção para a classificação como monumento nacional. Luís Paulo Costa reconhece desafios futuros, como a resolução de problemas relacionados com fachadas, coberturas e a eliminação de antenas. Além disso, destaca a necessidade de novas soluções de mobilidade para os visitantes de Piódão.

A aldeia, conhecida como a “aldeia presépio” na serra do Açor, está atualmente em processo de alteração da sua área classificada, visando a reclassificação para conjunto de interesse nacional/monumento nacional. O presidente da Câmara de Arganil enfatizou que esta ação faz parte do trabalho contínuo na rede das 12 Aldeias Históricas.

O Prémio Mies van der Rohe, nomeado em homenagem ao arquiteto alemão, é uma busca pela excelência na arquitetura contemporânea. A rede das Aldeias Históricas de Portugal, que inclui Piódão, continua a destacar o património cultural e arquitetónico do país, promovendo um estatuto de monumento nacional para todas as doze aldeias. O reconhecimento internacional do Posto de Turismo de Piódão reforça a posição de destaque de Portugal no cenário arquitetónico europeu.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.