Sábado,Abril 19, 2025
8.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Primeiro centro de apoio a migrantes gerido por associação nepalesa abre no Martim Moniz

A Associação Nialp, liderada por Kamal Bhattarai, pretende ajudar nepaleses, sul-asiáticos e todos os migrantes que procurem apoio. Este CLAIM oferecerá serviços gratuitos de acolhimento, informação e apoio a cidadãos migrantes.

O primeiro Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) gerido por uma associação nepalesa abriu esta terça-feira ao público no Martim Moniz, em Lisboa, tratando-se de um projecto de integração que a associação quer abrir a todos. “Estamos à espera de ajudar o maior número de nepaleses e sul-asiáticos, mas também qualquer pessoa que nos procure”, afirmou o presidente da associação Nialp, Kamal Bhattarai.

“É o primeiro CLAIM deste tipo e estamos muito contentes por termos esta responsabilidade de servirmos como exemplo”, afirmou.

A comunidade de habitantes do Nepal, Índia e Balngladesh é estimada em mais de 200 mil pessoas e Kamal Bhattarai reconhece que a língua é o principal desafio. “Aqui podem encontrar quem fale a sua língua e os possa ajudar a encontrar soluções para os seus problemas”, salientou.

“No contexto do Plano de Ação para as Migrações, que define a integração de migrantes como um pilar fundamental da política regulatória nacional, mais humanista e com o respeito pelos direitos fundamentais dos cidadãos estrangeiros”, a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) refere, em comunicado, que a escolha da Nialp se deve ao trabalho feito pela associação.

“A abertura do primeiro CLAIM no Martim Moniz, zona conhecida pela multiculturalidade, e em parceria, pela primeira vez, com uma associação de integração de imigrantes nepaleses na sociedade portuguesa, é o reflexo do trabalho desenvolvido pela AIMA na promoção da integração de todos migrantes que escolheram o país para viver”, refere a organização em comunicado.

Este CLAIM “vai prestar um serviço gratuito com funções de acolhimento, informação e apoio a cidadãos migrantes, incluindo imigrantes e requerentes de proteção internacional”, acrescenta ainda a agência.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.