Três produções da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) foram nomeadas para os prestigiados Prémios Europa, revelou esta sexta-feira a organização do certame, que distingue as melhores obras de rádio, televisão e media digital produzidas no continente europeu.
As nomeações recaem sobre dois documentários radiofónicos da Antena 3 e uma série de ficção da RTP, todos reconhecidos pela sua originalidade, qualidade técnica e relevância cultural.
Na categoria de música áudio, foi seleccionado o episódio inaugural do podcast “Homem Temporariamente Só”, dedicado aos 70 anos de Rui Reininho, com autoria de Luís Oliveira e Raquel Morão Lopes. Também nomeado está o documentário “Raio-X ao Homem dos Mil Dedos”, da autoria de Miguel Soares, que traça um retrato profundo do mestre da guitarra portuguesa, Carlos Paredes.
No campo da ficção audiovisual, o primeiro episódio da série “O Americano”, de Ivo M. Ferreira, foi destacado entre as melhores produções europeias. A obra retrata os irmãos Cavaco e uma vaga de criminalidade que abalou o Algarve, com mais de vinte assaltos a bancos, envolvendo um grupo de criminosos cujo rasto deixou marcas profundas na região.
Os vencedores dos Prémios Europa serão anunciados em Outubro, numa cerimónia que decorrerá em Berlim. Criados em 1987 pelo Parlamento Europeu, pela Comissão Europeia e pela Fundação Cultural Europeia, os Prémios Europa afirmam-se hoje como o mais influente festival pan-europeu de radiodifusão, com o objectivo de promover a excelência e a diversidade nos media, num continente em constante transformação.
Estas nomeações representam um importante reconhecimento internacional da qualidade das produções da RTP e do serviço público de media português.