Sexta-feira,Abril 18, 2025
10.2 C
Castelo Branco

- Publicidade -

PSP assinala 528 idosos em risco

A Polícia de Segurança Pública promoveu a operação “Solidariedade não tem idade 2023”, entre 7 de agosto a 28 de setembro, em Portugal, tendo sinalizado 528 idosos e encaminhado 424 para instituições de apoio social.

PSP assinala 528 idosos em risco
Micha Bednarek/ Getty Images/Hemera

Este ano, foram envolvidos 701 Polícias, “que realizaram 4028 contatos individuais de prevenção criminal e 233 ações de sensibilização”, afirma a PSP, em comunicado de imprensa.

Foram sinalizados 528 idosos, sendo que 509 encontram-se em situações de risco social “e, destes, 424 pessoas foram de imediato encaminhadas para instituições de apoio social”.

Segundo a mesma força policial, esta iniciativa é desenvolvida todos os anos, sendo que o objetivo “é intensificar o contacto direto e o diálogo com a população mais idosa (+65 anos), visando a deteção, tão precoce quanto possível, de casos de fragilidade social, vulnerabilidade física e/ou psíquica e suspeitas de crimes contra a integridade física, bem como a promoção do apoio imediato e necessário através de respostas concertadas com as entidades parceiras”.

Ainda de acordo com a informação avançada pela PSP, “109 idosos foram sinalizados por falta de autonomia, 61 por apresentarem quadro clínico grave que exigia acompanhamento médico imediato, 42 por habitarem em condições de vida degradantes, 39 por ausência de rede de contactos, 60 por suspeita de serem vítimas da prática reiterada de crimes e 11 por insuficiência económico-financeira”.

Os crimes contra o património são os crimes mais denunciados pela população idosa. Depois, seguem-se os furtos e as burlas.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Não está autorizado a replicar o conteúdo deste site.