A operação Internet Mais Segura, realizada pela PSP e destinada a alertar os alunos do 1.º ao 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário para o uso responsável da internet, começa esta segunda-feira e irá decorrer até sexta-feira. Esta operação da PSP lembra que novas tecnologias trazem vantagens mas também alguns riscos.
A PSP está nas escolas do ensino básico e secundário, a partir desta segunda-feira, numa ação de sensibilização – “Internet mais segura” – para alunos mas também para pais e encarregados de educação. A Polícia de Segurança Pública vai estar assim nas escolas de todo o país a alertar os alunos para os perigos da internet.
A operação “Internet Mais Segura” lembra que as novas tecnologias trazem vantagens, mas também alguns riscos.
Os polícias das equipas do Programa Escola Segura vão dar orientações de autoproteção aos alunos. A PSP alerta ainda para o aliciamento online e para as burlas.
A PSP irá também alertar os alunos para os perigos da internet, como ameaças, agressões e difamação, situações que “muitas vezes os responsáveis parentais não conseguem controlar”.
Neste sentido, os polícias irão também transmitir aos alunos orientações de autoproteção que lhes permitam continuar a utilizar a internet de forma protegida e segura.
“O controlo parental assume um papel elementar numa perspetiva preventiva, no sentido de evitar que os mais jovens sejam vítimas de comportamentos violentos, como, por exemplo, o aliciamento ‘online’ (‘grooming’), a partilha de conteúdos eróticos (‘sexting’) e/ou a perseguição (‘stalking’)”, pode ler-se na nota da PSP.