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Reabertura do Troço Mangualde-Celorico da Beira da Linha da Beira Alta está agendada para 30 de março

O troço entre Mangualde e Celorico da Beira da Linha da Beira Alta vai ser reaberto ao tráfego ferroviário no próximo dia 30 de março, conforme anunciado hoje pela Infraestruturas de Portugal (IP) e a CP – Comboios de Portugal. A informação foi confirmada pela IP em comunicado enviado à agência Lusa, que detalha a reabertura como um passo importante na conclusão das obras de modernização da referida linha ferroviária.

O vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, já havia avançado, esta semana, que o troço entre Mangualde e Celorico da Beira seria reaberto até ao final deste mês de março. Contudo, a empresa sublinhou que a abertura completa da Linha da Beira Alta até à Pampilhosa, no concelho da Mealhada, só será possível quando se concluírem todas as vistorias obrigatórias, imprescindíveis para a emissão dos certificados de conformidade, conforme as regras da União Europeia e da legislação nacional de segurança ferroviária.

Obras de Modernização Avançam a Bom Ritmo

As obras de modernização da Linha da Beira Alta, com uma extensão de 193 quilómetros, têm sido um dos projetos mais significativos da Infraestruturas de Portugal, com o objetivo de melhorar a segurança e a rapidez das ligações ferroviárias entre o Centro e o Norte de Portugal, bem como com a fronteira de Vilar Formoso, que liga Portugal a Espanha. Este investimento de 600 milhões de euros visa criar uma linha mais moderna e eficiente tanto para passageiros como para o transporte de mercadorias.

O troço Mangualde-Celorico da Beira será o terceiro a ser reaberto, depois da reabertura dos troços Vilar Formoso-Guarda e Guarda-Celorico da Beira, este último, reaberto em 25 de novembro de 2024. A linha esteve totalmente encerrada desde 19 de abril de 2022, devido aos trabalhos de modernização, inicialmente previstos para serem concluídos em janeiro de 2023, mas que, por motivos diversos, tiveram prazos sucessivamente adiados, com a data de reabertura definitiva agora marcada para março de 2025.

Próximos Passos e Alternativas de Transporte

O troço que falta reabrir, entre Mangualde e Pampilhosa, deverá restabelecer a circulação ferroviária em toda a Linha da Beira Alta. No entanto, enquanto este troço não for reaberto, a CP continuará a assegurar transportes rodoviários alternativos, de modo a minimizar os impactos para os passageiros.

O último passo para a plena operacionalidade da linha até à Pampilhosa dependerá da conclusão das vistorias técnicas e da realização das marchas de formação para os maquinistas, que são essenciais para garantir a segurança e o cumprimento das normas internacionais de interoperabilidade do sistema ferroviário europeu.

Um Projeto Estratégico para o Futuro do Transporte Ferroviário

A renovação da Linha da Beira Alta é um projeto fundamental para a melhoria da infraestrutura ferroviária em Portugal, sendo uma peça chave no Corredor Internacional Norte. Este corredor destina-se a proporcionar uma ligação ferroviária mais eficiente entre o Centro e o Norte de Portugal, bem como com a fronteira espanhola, facilitando a circulação de passageiros e mercadorias de forma mais rápida e segura.

Com a modernização integral da linha, a IP pretende criar uma rede ferroviária mais competitiva, apoiando o desenvolvimento económico e a mobilidade sustentável. Este investimento de 600 milhões de euros surge como uma oportunidade para fortalecer a conectividade nacional e internacional, com impactos diretos na economia e na qualidade de vida dos cidadãos.

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