O Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã regressa para a 11ª edição entre os dias 13 e 16 de julho.
O programa do certame já é conhecido e apresenta muitas novidades, designadamente a atuação dos músicos Richie Campbell e The Legendary Tigerman, além dos habituais espaços dedicados às tradições locais e à gastronomia. Haverá também destaque para a aposta em DJ’s de topo para animar as noites, uma marca já incontornável deste festival.
De acordo com nota informativa do município, o Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã tem novamente lugar na Alameda da Carvalha e a sua cerimónia de abertura acontece no dia 13 de julho, pelas 18h30. Pouco depois, às 19 horas, ocorre a atuação da Filarmónica União Sertaginense. Pelas 21 horas sobe ao palco o grupo Nightmare’s Sweet Dreams e, às 22h30, é a vez da Orquestra Big Gang fazer a sua atuação. A noite do primeiro dia encerra com os Djs Vassalo e P*ta da Loucura.
No dia 14 de julho, às 12h, o showcooking do chef Rui Lopes abre o programa de atividades, seguindo-se pelas 19 horas a atuação do Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim e, uma hora depois, o Grupo de Fado «Maio». O palco principal recebe, às 21h30, o conjunto Popxula e The Legendary Tigerman atua a partir das 23 horas. Os Djs Gonçalo Guedes e I Love Reggaeton entram em ação quando soar a meia-noite nos relógios.
O programa do terceiro dia do Festival de Gastronomia arranca com animação de rua na vila da Sertã, a cargo dos Brass Fusion (10h30), seguindo-se um showcooking com o chef José Júlio Vintém, pelas 12 horas. Ao final da tarde, regista-se a atuação do Grupo Seca Adegas (20h), que antecede os concertos de Marco Figueiredo & Os Revivalistas (21h30) e de Richie Campbell (23h). O término da noite cabe aos Djs Hugo Rafael e Smells Like 90’s.
No último dia, as atividades começam logo pelas 9h, com a Mini-Maratona do Maranho, que ligará as vilas de Cernache do Bonjardim e da Sertã. A tarde será dedicada às famílias, com muitas atividades para miúdos e graúdos (canoagem, jogos tradicionais, jogos infantis e insufláveis) e a atuação dos três ranchos do concelho: Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno (15h), Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim (15h45) e Rancho Folclórico e Recreativo do Clube Bonjardim (16h30). Pelas 19h30, atua a Escola de Acordeão da Sertã. À noite, o cartaz conta com espetáculos da Santana Tribute Band (21h30) e um concerto da Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense com o cantor norte-americano Chuck Wansley (23h).
Durante os quatro dias do Festival de Gastronomia do Maranho, a área expositiva Pátio das Freguesias apresentará também uma programação própria, recriando-se tradições, usos e costumes das freguesias do concelho da Sertã.
Para Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, o Festival de Gastronomia “é uma das grandes marcas turísticas não só da Sertã mas de toda a região. Este evento soube afirmar-se e encontra-se num patamar de excelência, que importa potenciar e alavancar ainda mais no contexto nacional”, divulga também o comunicado.
Segundo o autarca, o Festival é “um momento de festa e convívio, onde o concelho da Sertã se une e mostra toda a sua dinâmica. A gastronomia é a grande força motriz deste evento, mas aqui também é possível percecionar o que de melhor se faz em todo este município em áreas como a cultura, economia, turismo e até em I&D”, acrescentando ainda que “não esquecemos a nossa identidade e voltamos a contar com os nossos grupos locais, ranchos, filarmónicas, regressando também o já icónico Pátio das Freguesias, onde é possível viajar no tempo ou tão simplesmente conhecer um pouco melhor o nosso território”.
No recinto existirão ainda restaurantes, tasquinhas, bares e inúmeros stands de várias empresas locais. Estão ainda reservadas algumas novidades na organização espacial do Festival e nas zonas de acesso.