A Sonaecom anunciou a proposta de distribuição de 8,7 milhões de euros aos seus acionistas, a ser votada na assembleia-geral (AG) agendada para o próximo dia 8 de maio. Esta proposta corresponde a um dividendo de aproximadamente 0,028 euros por ação, conforme comunicado divulgado pela empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A empresa revelou que, do resultado líquido das suas contas individuais, que ascende a 23,5 milhões de euros, será destinado à reserva legal o valor de 1,17 milhões de euros. Além dos 8,7 milhões de euros a distribuir pelos acionistas, a Sonaecom aplicará ainda 13,6 milhões de euros em outras reservas.
A Sonaecom também esclareceu que, dado que o número de ações próprias em carteira no momento do pagamento do dividendo não pode ser determinado com exatidão, estima-se que cada ação emitida receba um dividendo ilíquido de 0,028 euros.
Além da votação sobre a distribuição de dividendos, a assembleia-geral abordará outros temas importantes. Entre eles, será discutida a aprovação dos documentos relativos ao exercício de 2024, bem como a apreciação da administração e fiscalização da sociedade. A AG deliberará igualmente sobre a política de remuneração dos membros dos órgãos sociais e o plano de atribuição de ações, incluindo o respetivo regulamento. Também será votada a aquisição e alienação de ações próprias da Sonaecom, até ao limite legal de 10%, e a possibilidade de aquisição ou detenção de ações representativas do capital social da empresa por sociedades do seu grupo.
Esta proposta surge num contexto de resultados financeiros da empresa, com a Sonaecom a registar uma queda superior a 60% no seu lucro em 2024, conforme noticiado recentemente. A decisão dos acionistas será crucial para definir os próximos passos da companhia em relação à sua política de distribuição de dividendos e à gestão das suas reservas.