Sábado,Janeiro 25, 2025
12.8 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Tarifas de Táxi Aumentam 4,6% a Partir de Janeiro

Tarifas de Táxi Aumentam 4,6% a Partir de Janeiro: Setor Expressa Insatisfação com o Incremento. Na decisão anunciada esta segunda-feira, o Governo, em conjunto com as principais associações representativas do setor de táxi, assinou uma convenção de preços que resultará em um aumento de 4,6% nas tarifas de táxi a partir de janeiro de 2024. A última atualização ocorreu em junho do ano anterior, quando as tarifas experimentaram um aumento de 8,05%

Tarifas de Táxi Aumentam 4,6% a Partir de Janeiro
DR

A convenção foi ratificada pela Direção-Geral das Atividades Económicas, pela Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) e pela Federação Portuguesa do Táxi. O aumento, no entanto, gerou descontentamento no setor.

Florêncio Almeida, presidente da ANTRAL, expressou desagrado em relação ao aumento de 4,6%, considerando-o “muito curto” diante das dificuldades enfrentadas pelo setor nos últimos anos. Argumentou que, nos últimos 10 anos, os táxis perderam 13% de rentabilidade e defenderam um aumento de pelo menos 8%, ressaltando que o aumento não acordado cobrirá os aumentos do salário mínimo nacional.

“Negociou-se uma convenção de preços que entrou em vigor em junho do ano passado, e só passado ano e meio é que vai entrar fora em vigor. Os táxis nos últimos 10 anos estão a perder de rentabilidade 13%. O mais justo seria cerca de 8%”, declarou Florêncio Almeida.

Por sua vez, o presidente da Federação Portuguesa de Táxis, Carlos Ramos, recentemente que o aumento de 4,6% foi “o possível face à conjuntura política”. Destacou o arrastar das negociações desde abril, mencionando que, embora o setor desejasse um aumento maior, optou por discutir o acordo devido ao cenário político atual.

Este aumento nas tarifas ocorre num momento em que o setor de transporte enfrenta desafios significativos, com quebras notáveis ​​devido a vários fatores. Almeida e Ramos sublinharam a necessidade de um reajuste mais substancial para garantir a sustentabilidade económica do sector.

É importante notar que, coincidentemente com esse aumento, entrou em vigor neste mês o novo regime jurídico do táxi, que visa agregar municípios para eliminar a tarifa de retorno, tornar as viagens mais acessíveis, flexibilizar os contingentes e promover a digitalização no setor.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor