Domingo,Julho 14, 2024
13.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Universidade de Verão STEAM 2024 aproxima jovens do Secundário da UBI

A Universidade de Verão STEAM 2024 traz na próxima semana à Universidade da Beira Interior (UBI) 130 jovens provenientes de todo o país, que vão embarcar numa viagem de descoberta da academia, da cidade da Covilhã e da região.

Esta é uma das atividades dirigidas aos estudantes do Ensino Secundário que maior interesse desperta e cuja enorme procura ficou bem patente este ano: logo no primeiro dia de inscrições ficaram ocupados 80% dos lugares. A iniciativa abriu 130 vagas repartidas pelas cinco faculdades da UBI e vai ter participantes provenientes de todo o país, de Trás-os-Montes ao Algarve.

Para os jovens do Ensino Secundário (entre 14 e 18 anos) é a oportunidade de experimentar (a partir de domingo, dia 7 e até dia 12) atividades lúdicas que permitem conhecer o ambiente académico, explorar de forma interativa os cursos que a UBI oferece, percorrer a Covilhã e desenvolver competências transversais e atividades científicas.

Cada faculdade juntou uma equipa multidisciplinar de docentes e técnicos, de forma a dar a conhecer um pouco do que cada curso tem para oferecer. Experiências como realizar um talk-show televisivo, preparar paracetamol, participar num Escape Room, em atividades Desportivas e Batismo de voo por controle remoto são algumas das 36 atividades científicas organizadas para esta edição.

Fora da UBI há atividades lúdicas, desde jantares temáticos, como o sunset party na piscina do Teixoso, com vista para a Serra da Estrela, a um percurso pedestre interpretado, passando pela Praia Fluvial de Valhelhas. Há ainda um jogo dinâmico e inovador “made in UBI”, designado SNAP CITY, que consiste num peddy paper com recurso à fotografia, que permitirá aos participantes desenvolver capacidade de trabalho de equipa, gestão de tempo, liderança e muita criatividade.

Uma equipa de 14 monitores, um coordenador e um responsável do projeto fazem acontecer a Universidade de Verão. Os monitores voluntários são atuais estudantes da UBI, permitindo assim, também, uma partilha de experiências enriquecedoras entre universitários e estudantes do Ensino Secundário. Todo o grupo fica alojado na Residência da Universidade Pedro Álvares Cabral (PAC), onde decorre o check-in, na tarde de domingo, e a despedida, no último dia.

- Publicidade -

A abertura solene deste projeto com todos os participantes e equipa coordenadora, reitor e vice-reitores irá ocorrer no dia 8 de julho, pelas 9h30, no Anfiteatro 7.21 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, seguindo-se um intervalo. No mesmo local, mas no dia 12 de julho, pelas 10h30, decorre a sessão de encerramento, com entrega de diplomas e apresentação de um resumo das equipas e monitores.

- Publicidade -

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor