A Autarquia de Vila de Rei recebeu, no dia 9 de dezembro, a bandeira de ‘Município Amigo do Turismo e da Cultura’. A entrega decorreu durante o evento ‘Branding Territorial’, realizado na Coimbra Business School.
O programa ‘Município Amigo do Turismo e da Cultura’ tem como principal missão fortalecer as capacidades das Autarquias portuguesas, promovendo o desenvolvimento sustentável do turismo e da cultura nas suas comunidades. Procura, através de um conjunto de dinâmicas, a excelência na gestão dos programas e realizações ao nível do património cultural e turístico.
Os Municípios a receber esta distinção são assim reconhecidos pela inovação, cooperação e partilha de conhecimentos, com foco na formação, no reconhecimento e no networking. A Autarquia de Vila de Rei foi reconhecida pelos projetos ‘Cultura para Todos’ (que, através das iniciativas ‘Concerto de Páscoa’, ‘Cinema ao Ar Livre’, ‘Quinzena do teatro’ e ‘Concertos de Natal’, levam iniciativas culturais a todas as freguesias) e ‘Atreva-se a Desfrutar…’ (focado na animação das Praias Fluviais, com projetos de Educação Ambiental, comemoração dos 60 anos do Miradouro do Penedo Furado, dinamizações variadas pela Associação Cultura de um Povo, comemoração do Dia dos Avós e Projeto de Voluntariado do IPDJ).
O programa “Município Amigo do Turismo e da Cultura” tem como objetivo criar um ambiente colaborativo e de aprendizagem contínua, onde as Câmaras Municipais se possam fortalecer mutuamente e contribuir para o desenvolvimento cultural e turístico de Portugal.
Paulo César Luís, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, sublinha que “esta é mais uma distinção relevante que reconhece o trabalho desenvolvido pelo Município nas áreas do Turismo e da Cultura. O nosso Concelho possui um enorme potencial turístico e, ano após ano, temos conseguido captar a atenção de um número crescente de visitantes para a nossa região.
Contamos com excelentes infraestruturas culturais e um calendário rico em eventos, organizados tanto pela Câmara como pelas Associações locais, que promovem e preservam os nossos costumes e tradições, acrescentando valor à identidade cultural do Concelho.”