André Villas-Boas, atual líder do FC Porto, manifestou em declarações ao Porto Canal a sua intenção de “honrar e propagar” o legado de Pinto da Costa, ex-presidente do clube, enaltecendo as “alegrias e vitórias” que ele proporcionou ao FC Porto durante a sua longa e histórica presidência. Villas-Boas destacou o pesar sentido por todos os portistas após a morte de Pinto da Costa, sublinhando a importância de continuar o trabalho iniciado pelo ex-líder, cujas conquistas marcaram uma era no futebol português e internacional.
“Este é um dia muito difícil para todos os portistas. Queremos muito honrar o legado de Pinto da Costa, propagá-lo e dar continuidade ao trabalho bem feito que ele fez pelo clube, pela cidade e pela região Norte. Essa é a maior recompensa que lhe podemos oferecer”, afirmou Villas-Boas, fazendo referência ao impacto irrepetível que Pinto da Costa teve no FC Porto, tanto dentro como fora das quatro linhas.
O atual presidente do FC Porto referiu-se também ao clima de grande tristeza que paira sobre os adeptos do clube neste sábado, expressando os seus mais profundos sentimentos à família de Pinto da Costa. “Em nome do FC Porto, da instituição e de toda a sua direção, transmito os meus mais sinceros sentimentos à família. Aos filhos Alexandre e Joana, à esposa Claudia e a todos os seus familiares e amigos próximos, manifestamos a nossa solidariedade neste momento de perda”, disse Villas-Boas, referindo-se à dor que todos os portistas partilham com os entes queridos de Pinto da Costa.
O ex-presidente do clube, que faleceu aos 87 anos devido a complicações derivadas de um cancro, foi um dos dirigentes mais emblemáticos do futebol mundial, tendo liderado o FC Porto durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos. Sob a sua presidência, o clube conquistou 2.591 títulos em 21 modalidades, incluindo 69 títulos de futebol, com destaque para sete conquistas internacionais. A sua morte representa uma perda imensa para o futebol português e para os adeptos do FC Porto, que perderam não apenas um líder, mas também um homem profundamente ligado ao clube.
Villas-Boas regressou à cidade do Porto nas últimas horas, após a equipa de futebol, da qual faz parte, ter viajado para o Algarve para o jogo contra o Farense, no Estádio Algarve, em jogo da 22.ª jornada da Primeira Liga. A morte de Pinto da Costa ocorreu no sábado, poucos meses depois da derrota do ex-presidente nas eleições para a liderança do FC Porto, quando Villas-Boas assumiu a presidência do clube.