Hoje, dia 5, o primeiro-ministro português, António Costa, inicia uma visita oficial de dois dias a Angola, marcada com assinatura de acordos, encontros institucionais e empresariais, assim como com a comunidade portuguesa.
Entretanto, o governante português vem a convite do Presidente angolano, João Lourenço, mas com mote no reforço das relações bilaterais entre Portugal e Angola nos domínios económico e cultural, com a valorização de áreas como a engenharia e construção, o agro-alimentar, a energia e o turismo.
Consta ainda da agenda oficial da visita que António Costa e João Lourenço vão assinar vários acordos, no âmbito do Programa Estratégico de Cooperação 2023-2027, que inclui um reforço da linha de crédito entre Portugal-Angola, que pode rondar os mais de 1 mil milhões de euros.
No último dia da visita, o primeiro-ministro português vai, com jornalistas angolanos e portugueses, fazer o balanço dos dois dias de visita a Angola, depois de ter estado em Setembro de 2018.
No período da tarde, neste caso na terça-feira, 6, António Costa ruma com destino a África do Sul, onde no dia 7 de Junho, assinala o quadro do Programa das Comemorações do 10 de Junho junto da comunidade portuguesa residente na África do Sul, juntamente com o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.