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Volkswagen Rejeita Aumento Salarial de 7% e Sindicato Ameaça com Greves na Alemanha

As negociações entre a Volkswagen e os trabalhadores começaram sob um clima tenso, com o sindicato IG Metall a ameaçar com greves, enquanto a empresa rejeitou a exigência de um aumento salarial de 7%. Este impasse surge num momento crítico para a fabricante alemã, que enfrenta uma forte pressão para reduzir os seus custos de produção.

A Volkswagen, que iniciou recentemente um programa de cortes de despesas, defendeu a sua posição argumentando que a única forma de garantir a viabilidade a longo prazo é através de uma gestão mais económica dos seus recursos laborais. “Só poderemos manter a nossa posição de liderança e garantir empregos a longo prazo se trabalharmos de forma mais económica”, afirmou Arne Meiswinkel, líder da equipa de negociadores da empresa, numa mensagem que sublinha a gravidade da situação.

As conversações, que decorrem em Hanover e deverão prolongar-se por várias semanas, são consideradas essenciais para o futuro da Volkswagen na Alemanha, onde o grupo enfrenta uma crescente pressão competitiva, em particular dos fabricantes chineses de veículos elétricos. O diretor executivo da Volkswagen, Oliver Blume, alertou para o elevado custo de produção no país, num contexto em que as vendas têm vindo a diminuir.

O sindicato IG Metall, que representa os trabalhadores da Volkswagen, não esconde a sua frustração. Antes mesmo do início das negociações, que duraram cerca de três horas na primeira sessão, os sindicalistas já tinham deixado claro que, caso as suas exigências não sejam atendidas, a resposta poderá ser uma paralisação laboral em dezembro. Mais de 3.000 trabalhadores concentraram-se junto ao local das negociações em sinal de protesto, aumentando a pressão sobre a administração.

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A ameaça de greve e a possibilidade de um confronto prolongado colocam a Volkswagen numa posição delicada. Além da pressão para reduzir custos, a empresa está a lidar com a incerteza face a eventuais encerramentos de fábricas e despedimentos, o que torna este braço-de-ferro particularmente sensível para ambas as partes. A resolução deste conflito será determinante não só para os trabalhadores, mas também para a posição da Volkswagen no mercado global, num momento em que a indústria automóvel enfrenta transformações profundas.

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