O Metropolitano de Lisboa anunciou que, devido a uma greve agendada pelos seus trabalhadores, a circulação do metro só terá início às 10h30 nos dias 3 e 10 de dezembro. A paralisação, marcada entre as 05h00 e as 10h00, afetará o serviço durante a manhã, alterando assim o horário habitual de funcionamento.
A empresa revelou que, durante esses dias, as quatro linhas do metro — Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião) — começarão a operar a partir das 10h30, com o habitual funcionamento a ser retomado após esse horário. A medida é consequência da greve, que exige o pagamento das denominadas “variáveis”, ou seja, o trabalho suplementar e os feriados, bem como o cumprimento do Acordo de Empresa.
Este é o mais recente episódio de uma série de paralisações que já ocorreram, nomeadamente nos dias 6 e 14 de novembro, com adesão que rondou os 90%, segundo a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans). Nessas ocasiões, a greve levou à não abertura de várias estações até meio da manhã. Os trabalhadores têm manifestado a sua insatisfação com a falta de pagamento das variáveis referentes ao trabalho extra e aos feriados, e a transportadora comprometeu-se a continuar o diálogo com os sindicatos, na esperança de alcançar uma resolução antes das greves agendadas.
Em declarações recentes, Sara Gligó, da Fectrans, afirmou que a empresa se comprometeu a pagar as variáveis de 2023 e 2024 ainda este ano, compromisso que, até ao momento, não foi cumprido. Contudo, o Metropolitano de Lisboa esclareceu que não há qualquer dívida ou pagamento em atraso, alegando que sempre pagou todas as remunerações aos seus trabalhadores, incluindo as relativas ao trabalho suplementar e em dias de descanso.
Os sindicatos admitem a possibilidade de suspender as greves parciais, caso obtenham uma resposta favorável por parte da administração do Metropolitano de Lisboa. Contudo, até lá, os utentes do metro deverão contar com a redução do serviço durante as manhãs dos dias 3 e 10 de dezembro.