Quinta-feira,Dezembro 12, 2024
6.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Prepare-se para a maior (e última) chuva de estrelas do ano: as Gemínidas

- Advertisement -

Neste fim-de-semana, entre os dias 13 e 14 de dezembro, os amantes da observação do céu terão a última oportunidade do ano para contemplar um espetáculo celestial de grande magnitude. As Gemínidas, uma das chuvas de meteoros mais impressionantes do calendário astronômico, atingem o seu pico, prometendo iluminar o céu noturno com dezenas de meteoros por hora

O que torna as Gemínidas tão especiais?

Diferente da maioria das chuvas de meteoros, que são originadas por cometas, as Gemínidas têm como fonte um asteroide: o 3200 Phaethon. Descoberto em outubro de 1983, este corpo celeste é considerado um dos mais intrigantes da astronomia moderna. A peculiaridade de sua origem torna os fragmentos de meteoros das Gemínidas mais densos, o que resulta em rastros brilhantes e coloridos atravessando o céu.

O interesse pelo 3200 Phaethon é tão grande que a sonda japonesa DESTINY+ está programada para visitá-lo em 2030. A missão, prevista para ser lançada em 2028, tem como objetivo estudar este asteroide em detalhes, trazendo novas respostas sobre sua composição e comportamento.

Como observar as Gemínidas?

Embora os meteoros possam ser vistos ao longo de toda a noite de sexta-feira (13) para sábado (14), a proximidade da Lua Cheia pode dificultar a visualização dos rastros luminosos. Para aumentar as oportunidades de apreciar este fenómeno, recomenda-se buscar locais afastados de poluição luminosa e tentar bloquear a iluminação extra da Lua, como posicionar-se à sombra de edifícios, árvores ou montanhas.

O pico das Gemínidas costuma oferecer uma taxa de até 120 meteoros por hora em condições ideais, com meteoros surgindo de todas as direções do céu. A chuva recebe seu nome porque parece irradiar da constelação de Gêmeos, localizada no leste durante o início da noite.

Um espetáculo imperdível

As Gemínidas encerram o ano astronómico com um verdadeiro show de luzes. Para observadores experientes ou um entusiastas iniciantes, este é o momento de conexão com o universo e testemunhar um dos fenómenos mais belos da natureza. Prepare sua camera, vista roupas confortáveis e permita-se contemplar o espetáculo que o céu tem a oferecer.

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor