Segunda-feira,Janeiro 27, 2025
9.6 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Bancos devem reportar práticas de diversidade e disparidades salariais até 30 de abril

As instituições de crédito têm até 30 de abril deste ano para submeter ao Banco de Portugal (BdP) informações detalhadas sobre as suas políticas de diversidade e as disparidades salariais entre géneros nos seus órgãos de administração e fiscalização. Esta obrigatoriedade surge no âmbito da Instrução n.º 1/2025, publicada pelo banco central esta sexta-feira, e vem estabelecer as regras para o reporte de informação sobre as práticas de diversidade nas entidades financeiras.

De acordo com a instrução, as instituições de crédito abrangidas por esta exigência devem submeter, a cada três anos, informações sobre as suas práticas de diversidade, incluindo as políticas de inclusão e as diferenças salariais entre homens e mulheres nos níveis de gestão. Este reporte deverá ser feito com dados relativos a 31 de dezembro do ano a que se reporta a informação. O primeiro ciclo de reporte ocorre agora em 2025, com dados relativos ao ano de 2024.

Até ao final de janeiro de cada ano, o BdP informará quais as instituições de crédito que deverão proceder ao reporte da informação, de acordo com a regulamentação em vigor. A subordinação ao prazo de 30 de abril do ano seguinte ao qual os dados se referem visa garantir que o processo de reporte ocorra de forma organizada e em conformidade com as exigências estabelecidas.

A publicação desta instrução está alinhada com as orientações da Autoridade Bancária Europeia (EBA) sobre a avaliação das práticas de diversidade nas instituições financeiras, estabelecidas na Diretiva 2013/36/UE e na Diretiva (UE) 2019/2034. Estas orientações visam assegurar maior transparência nas políticas de diversidade, que se tornam um elemento cada vez mais relevante na avaliação das práticas das instituições financeiras, tanto a nível nacional como europeu.

Assim, com esta medida, o BdP reforça o compromisso de monitorizar e promover a diversidade nas instituições de crédito, sendo este mais um passo na busca por um setor bancário mais inclusivo e equitativo.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor