Quarta-feira,Fevereiro 12, 2025
12.3 C
Castelo Branco

- Publicidade -

Montenegro aproveita saída de Hernâni Dias para fazer mini-remodelação

Cerca de duas semanas depois da exoneração de Hernâni Dias, ainda não se conhece o nome do substituto. Fontes próximas do Governo atribuem o atraso a uma mini-remodelação no governo que Luís Montenegro estará a preparar. A confirmar-se, será a primeira remodelação do Governo da AD, 11 meses depois de ter tomado posse. A saída de Hernâni Dias, que surpreendeu o Governo, pode assim ser a ocasião para fazer pequenos ajustes na equipa.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, está a preparar uma remodelação no Governo, que envolverá mudanças entre secretários de Estado. A tomada de posse da nova equipa governamental deverá acontecer nos próximos dias.

Contudo, o Presidente da República afirmou, esta terça-feira, que ainda não recebeu do primeiro-ministro a proposta de um nome para assumir o cargo de secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, deixado vago pela demissão de Hernâni Dias.

Interrogado se tinha pensado que a posse se realizasse esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que “tinha contado com isso” no seu calendário, mas fez questão de sublinhar que “não havia nenhum compromisso fechado” com Luís Montenegro.

O chefe de Estado espera, no entanto, a posse “seja nos próximos dias”, ainda antes de viajar para o Brasil, no fim de semana.

Questionado sobre se a demora pode estar relacionada com a intenção de uma remodelação e não apenas a escolha de um nome, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu não ter nada a dizer “sobre isso”.

“Como sabem, cada primeiro-ministro apresenta, no seu tempo, e ele é que é juiz do tempo, a proposta ou propostas que tenha a fazer: e o Presidente aceita ou não aceita, mas, aceitando, que é normalmente a regra, depois de imediato é fixada a data para a posse”, acrescentou.

Todavia, com a demissão de Hernâni Dias surgiu a oportunidade para proceder a outras alterações no executivo. O cargo de secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território será ocupado por um novo nome, e pelo menos mais um secretário de Estado deverá ser substituído. O objetivo da remodelação é conferir ao Governo uma nova perspetiva em áreas que necessitam de maior iniciativa política.

Embora ainda não esteja tudo definido, a tomada de posse do novo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território deverá ser acompanhada de outras mudanças.

Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares e apontado como possível candidato do PSD à Câmara do Porto, permanecerá, para já, no Governo.

- Publicidade -

Não perca esta e outras novidades! Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias mais importantes da semana, nacionais e internacionais, diretamente no seu email. Fique sempre informado!

Partilhe nas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

- Publicidade -

Artigos do autor

Rosa Mota está estável